3 de novembro de 2014

À Descoberta da Rota da Água e da Pedra



A Rota da Água e da Pedra (RAP) é uma rota turística que atravessa o território de 7 municípios, e que se estende do Douro até ao Vouga, passando pelas serras da Freita, Arada e Montemuro. A Rota da Água e da Pedra convida a uma descoberta diferente destas serranias, já que se propõe desvendar o rico património natural e cultural da região, centrado nos rios e nas serras que a constituem.

O valor natural da RAP é confirmado pelas áreas de Rede Natura 2000, que aqui alcançam mais de 50% do território Montanhas Mágicas®. 
Este selo de qualidade é atribuído às regiões da Europa consideradas chave para a conservação da biodiversidade e, neste caso particular, o lobo-ibérico e os peixes migradores foram a razão que justificou a integração das serras da Freita, Arada e Montemuro e dos rios Paiva e Vouga nesta rede de conservação europeia. A acrescentar a estas espécies emblemáticas, podemos aqui encontrar espécies botânicas e de invertebrados, muito raras, que estarão ao alcance de uma visita à RAP na companhia de guias especializados.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay