19 de junho de 2015

Efeitos do Ozono



Ozono de Superfície - O que deve saber e o que deve fazer


O Ozono é um dos principais componentes do ar poluído nas grandes cidades e em certas zonas industriais.

Mesmo em níveis baixos pode causar uma série de problemas respiratórios graves. Contudo, podemos ter alguns cuidados para ajudar a proteger a nossa saúde contra os seus efeitos.

O que é o OZONO?

O ozono é um gás que existe tanto nos níveis mais elevados da atmosfera como ao nível do solo. Em termos simplistas, pode falar-se de bom e mau ozono, de acordo com o local onde se encontra.

Ozono Bom – ocorre de forma natural na alta atmosfera da Terra e forma o escudo que nos protege dos maus efeitos dos raios utravioleta (RUV).
 
Ozono Mau – nas camadas mais baixas da atmosfera, junto ao solo, forma-se ozono (o chamado ozono de superfície) a partir dos poluentes emitidos pelos automóveis, centrais termoeléctricas, fábricas químicas, entre outros, os quais reagem quimicamente pela acção da luz do Sol. A preocupação com a poluição pelo ozono é maior nos meses de Verão, nos dias em que se verifica uma forte insolação, céu limpo, temperaturas elevadas e vento fraco.

Quem poderá estar em risco em relação ao OZONO de Superfície?

Alguns grupos de pessoas são particularmente sensíveis ao ozono – especialmente em actividades ao ar livre – porque a actividade física obriga a respirar mais rapidamente e de forma mais profunda.
As crianças são o grupo de maior risco uma vez que passam grande parte do tempo quente a brincar fora de casa. Têm também mais propensão para sofrer de asma, doença que pode ser agravada pela exposição ao ozono.

Os adultos activos de todas as idades que praticam exercício ou trabalham ao ar livre estão sujeitos a uma maior exposição ao ozono.

Os indivíduos que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias possuem uns pulmões mais vulneráveis ao efeitos do ozono. Nestas pessoas as alterações do seu estado de saúde surgem mais cedo.
Existem pessoas com sensibilidade acrescida ao ozono. Apesar de não se saber ainda a razão, estas pessoas apresentam perturbações de saúde quando expostas a níveis moderados e até baixos de ozono.

mais in Direção-Geral da Saúde

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay