17 de novembro de 2016

Filatelia - La filatelia

La filatelia es la afición por coleccionar y clasificar sellos, sobres y otros documentos postales, así como estudiar la historia postal. En los sellos queda representada parte de la historia nacional o regional de los países mediante figuras de personajes ilustres, monumentos, pinturas, flora, fauna, historia postal, etc., asuntos de interés para los coleccionistas (filatelistas) y las personas involucradas en esta matéria.



Filatelia é o estudo e o coleccionismo de selos postais e materiais relacionados. A filatelia tem várias áreas de estudo, a saber: filatelia tradicional, história postal, pré-filatelia, marcofilia, inteiros postais, filatelia temática, aerofilatelia, astrofilatelia, maximafilia, filatelia juvenil, literatura filatélica, selos fiscais, classe aberta e um quadro.

O objectivo deste hobby é seleccionar selos para compor uma colecção, que pode ser geral ou temática. Existem colecções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas colecções temáticas.

Enquanto entre as colecções gerais, pode-se dizer que se dividem em mundo e país. É frequente encontrar colecções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Quando não seguem nenhum critério este tipo de colecção é usual entre iniciantes.

Apesar de diferenças entre os vários tipos de colecções, além do que foi dito, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objecto, pessoa, país, etc. É o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby apesar da diminuição das correspondências via Correios.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay