20 de setembro de 2006

As Aves

Do livro "O Meu Primeiro Livro de Aves", extraí a seguinte passagem da autoria do Prof. Dr Santos Júnior, que achei deliciosa pelo conteúdo da sua mensagem curta e objectiva:

"As aves são uma das grandes maravilhas da Natureza. Basta reparar no seu vôo, na facilidade de verdadeira acrobacia das andorinhas, na suavidade do canto do rouxinol, do melro ou do pintassilgo, ou ainda na multiplicidade arquitectural dos ninhos resultantes da habilidade com que são entrecruzados os seus materiais.

Mas à nossa admiração deve juntar-se também a gratidão, se atentarmos nos avultados serviços prestados pelas aves como destruidoras de uma infinidade de insectors nocivos, de um grande número de roedores, nomeadamente ratos, e pela alimentação granívora limitante da expansão de muitas plantas silvestres infestantes das culturas. As aves são tão prodigiosamente dotadas que podem viver nos mais variados meios: de noite, de dia, nas árvores, na terra, na água doce e nos mares. São muitos e de grande proveito os benefícios por elas prestados à Humanidade.

Estudá-las e defendê-las são tarefas altamente meritórias. Quanto melhor conhecermos os seus costumes e necessidades vitais tanto melhor as poderemos amparar e defender."

Calcula-se que existam cerca de 100 000 milhões de aves no mundo, diferindo largamente entre si na aparência e no habitat. Nos últimos 300 anos extinguiram-se entre 70 a 80 espécies de aves. Na maior parte dos casos, por culpa do Homem. Hoje em dia a maior ameaça consiste provavelmente na destruição dos habitats naturais. As matas são arrasadas, as lagoas são enxugadas e as aves não conseguem adaptar-se as estas transformações bruscas do meio em que vivem.

Maria Rua
20 de Setembro de 2006

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay