20 de setembro de 2006

Os psittaciformes

Psittaciformes é uma Ordem de aves que inclui 360 espécies classificadas nos 80 géneros da família Psittacidae. O grupo inclui aves muito populares e conhecidas tais como:
papagaios
Piriquitos
Araras
Maracanãs
Tuins
Jandaias
Piriquitões
Apuins e
Cacatuas
De forma geral, os psitaciformes caracterizam-se pelo bico encurvado, com a mandíbula superior recurvada sobre a inferior. Esta forma de bico é uma adaptação à alimentação à base de sementes e frutos. Estas aves são normalmente muito coloridas e algumas espécies são capazes de aprender a reproduzir sons de fala humana. Algumas espécies, nomeadamente as cacatuas, possuem uma crista móvel.
Os psittaciformes têm distribuição geográfica vasta, ocupando as regiões quentes e temperadas de todos os continentes. A maior biodiversidade do grupo encontra-se na Oceania, América Central e América do Sul. A única espécie nativa do Hemisfério Norte foi o piriquito da Carolina, que habitou o Sudeste dos Estados Unidos da América e se extinguiu no início do século XX. No passado recente, desapareceram diversas espécies de psitaciformes, em particular as nativas das ilhas do Oceano Pacífico colonizadas durante a expansão polinésia.

O registo geológico mais antigo atribuído a uma ave do grupo data do período Cretácico e consiste num fragmento da parte inferior de um bico, encontrada no Wyoming e semelhante à dos piriquitões modernos. A diversidade de espécies no Hemisfério Sul sugere que o grupo seja originário do antigo continente Gondwana, mas esta ideia não é consensual na comunidade científica tendo em conta que a maior abundância de fósseis de psitaciformes se encontra na Europa. Os esqueletos completos mais antigos que foram encontrados datam do Eocénico da Inglaterra e Alemanha.

A taxonomia tradicional de Clements para a classe Aves subdividia esta ordem em duas famílias: Psittacidae e Cacatuidae. A taxonomia de Sibley-Ahlquist, por outro lado, condensa todos os géneros de psitaciformes na família Psittacidae.























Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay