20 de dezembro de 2006

Artigo sobre o Pardal de Java Clube Ornitófilo da Beira Litoral


Tendo a Ásia como área de origem , adaptou-se facilmente à presença do homem ao longo dos tempos. Pode atingir o tamanho de 13 a 14 cm aproximadamente. A diferença entre os machos e as fêmeas são: os machos cantam de uma forma melodiosa , o seu bico é maior e tem um vermelho mais intenso, assim como as patas mais rosadas.


Em relação à criação , a postura compõem-se de 4 a 8 ovos , e são chocados por um período de 13 a 14 dias. O ninho é feito geralmente pelo macho , que utiliza normalmente os seguintes materiais : fibras de coco, talas de erva , feno e palha. As crias saem do ninho por volta das 4 semanas, faltando apenas algumas penas no pescoço e continuando a ser alimentadas pelos seus progenitores por mais algum tempo. As crias são alimentadas por: insectos , sementes e alimentos à base de ovos . A coloração definitiva das suas penas só é atingida após 3 meses de nascença


Pode-se salientar que aves que se encontrem em óptimo estado de saúde , podem fazer várias posturas por ano .


As variantes conhecidas do pardal de Java são: além da cor padrão cinza , a branca , tons pasteis, assim como amarelos claros e malhados.

Alimentação : o pardal de Java é essencialmente granívoro, poderá então servir-se uma mistura para aves tropicais , com um suplemento de arroz paddy e trinca de arroz branco. Alimenta-se também de painço, sementes, alimentos à base de ovos, ervas verdes e insectos .

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay