6 de março de 2007

Aquario Vasco da Gama - Aves,Birds






Nos últimos tempos regista-se um decréscimo significativo nas populações de muitas espécies de aves selvagens que povoam o continente europeu
.

A destruição de habitats naturais e a diferentes formas de poluição, resultantes da actividade humana, contam-se entre os principais factores responsáveis por esta diminuição. O desenvolvimento da caça tem também provocado efeitos devastadores nalgumas espécies.
A importância das aves
As aves desempenham um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas e são muitas vezes utilizadas como bons indicadores de avaliação das condições do meio ambiente e de eventuais alterações. Por esta razão, surgem frequentemente como símbolos de campanhas para a preservação de todo o ecossistema em que se integram.
As aves têm sido aproveitadas pelo Homem desde há milhares de anos, na alimentação, como objecto de estudo ou ainda como fonte de inspiração muitas formas de arte. Assumem ainda grande importância económica, impulsionando actividades importantes como a caça ou o turismo de observação de aves.
É também inquestionável o seu papel ecológico, ao funcionarem como agentes de polinização, ajudando a espalhar sementes de plantas, ou como predadores de insectos e roedores, frequentemente responsáveis por danos na agricultura.

Em Portugal, registamos a ocorrência de cerca de 300 espécies de aves, sendo cerca de 200 as nidificantes. Algumas são espécies migradoras, passando cá apenas parte do ano, como o Inverno ou a Primavera, ou apenas efectuam uma passagem no decurso das migrações de grande distância. Outras são espécies residentes, completando o seu ciclo anual no nosso país.
A sua protecção
As espécies de aves que vivem naturalmente no estado selvagem no território europeu são em grande parte espécies migratórias, pelo que a sua protecção eficaz representa um problema de ambiente tipicamente transfronteiriço, implicando responsabilidades comuns. Foram assim criadas várias Convenções Internacionais e Directivas Comunitárias com o objectivo de assegurar a Protecção das Aves e a recuperação das espécies mais afectadas.
Destaca-se a Directiva Aves, relativa à conservação das aves selvagens na Europa. Esta Directiva impõe a necessidade de proteger os habitats utilizados pelas diversas espécies; restringe e regulamenta o comércio de aves selvagens; limita a actividade da caça a um conjunto de espécies e proíbe certos métodos de captura e abate. Inclui uma lista com espécies de aves que requerem medidas rigorosas de conservação do seu habitat.

Cada Estado Membro da União Europeia deverá classificar como Zonas de Protecção Especial (ZPE) as extensões e os habitats do seu território que se revelem de maior importância para essas espécies. Foram declaradas em Portugal Continental, Madeira e Açores

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay