6 de março de 2007

Uma descoberta sobre os Pardais de Java


Hoje exprimentei dar sementes de saúde dos canários aos Pardais de Java. É um estimulante para os canários cantarem. Foi um petisco para os Pardais de Java !
A surpresa foi só visual isto porque o Pardal de java é uma ave granívora (alimenta-se de sementes).
Os pardais de Java, uma espécie originária da Indonésia, China Meridional e Filipinas, conseguem diferenciar linguagens humanas.
Até hoje, os únicos animais que se pensava terem esta capacidade eram alguns mamíferos, como macacos e ratos. Mas a investigação levada a cabo por pesquisadores japoneses prova que estas aves podem igualmente discernir diferentes idiomas.
O grupo de cientistas, liderado pelo professor Shigeru Watanabe, analista em Psicologia Biológica, realizou experiências com sete pardais, sendo que estes foram dividos em dois grupos.No primeiro grupo, as aves eram alimentadas quando saltavam de um poleiro para outro ao som de ordens dadas em chinês, ao passo que no segundo grupo se usou a língua inglesa.Ao fim de um mês, os dois grupos juntaram-se num só e provou-se que os pardais eram capazes de distinguir os dois idiomas em oito de cada dez tentativas realizadas. Durante três dias a experiência repetiu-se e os resultados comprovaram-se.Segundo os investigadores, os pardais de Java são capazes de distinguir diferentes linguagens, da mesma forma que o fazem os seres humanos. A experiência provou que estes animais conseguem através do ritmo e entoação diferenciar o idioma, mesmo quando contactam pela primeira vez com o mesmo.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay