28 de setembro de 2007

Paço de Milhafre







A RTP2 exibe, a partir desta sexta-feira e nas duas seguintes, três documentários inéditos, dedicados a grandes nomes da cultura portuguesa. O primeiro, transmitido esta noite, pelas 23:30, será sobre Vitorino Nemésio.
«Nem Toda a Noite a Vida», de Pedro Clérigo, conta a história do escritor açoriano, que fundou a Revista de Portugal, em 1937, foi professor catedrático e um notável conferencista.
As suas palestras radiofónicas na Emissora Nacional conquistaram uma série de ouvintes. «Se Bem Me Lembro», de 1969 a 1975, foi o programa televisivo que o notabilizou graças ao seu discurso de espantosa fluidez.
A obra literária de Vitorino Nemésio é quase tão multifacetada quanto o autor. Escreve poesia, romance, biografia, crónica e crítica literária. É o autor do célebre livro «Mau Tempo no Canal», considerado um dos maiores romances portugueses do séc. XX.
Além do escritor açoriano, serão ainda transmitidos documentários sobre José de Guimarães e Nikias Skapinakis, que se inserem na já vasta série de documentos audiovisuais que a 2: tem encomendado à produção nacional independente sobre figuras de referência da cultura portuguesa.
Agustina Bessa Luís, Luiz Pacheco, Glicínia Quartim, Paula Rego, João Vieira, Luís Serpa, João Pedro Croft, Vieira da Silva, Helena Almeida, Fernanda Botelho, Júlio Pomar, Jorge de Sena, David Mourão-Ferreira, Mário Cesariny, António Alçada Baptista, João Bénard da Costa e Miguel Torga, são alguns dos nomes que integram a série.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay