31 de janeiro de 2008

Allgarve 2008- welcome to CARNIVAL 2008




«Allgarve 2008»:
Apresentado programa turístico e cultural.

Um festival de jazz com Maria João, Mário Laginha, Herbie Hankok, Lucky Peterson, exposições que misturam gastronomia, arquitectura e arte e muitas provas desportivas, nomeadamente o golfe e automobilismo, são algumas das iniciativas do «Allgarve 2008».

Em declarações à Lusa, o presidente da Região de Turismo do Algarve, António Pina, explicou que o «Allgarve 2008» foi «apresentado para a Europa a partir de Madrid», mas para o país só será apresentado em Março a partir do Porto, no contexto da feira «Algarve Convida».
A apresentação do programa turístico-cultural «Allgarve 2008», uma imagem de marca da região de turismo do Algarve criada em 2007, decorreu na tarde de quarta-feira, no âmbito da Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) com o ministro da Economia, Manuel Pinho, a anunciar três grandes áreas de iniciativas: arte, música e desporto.
Na área da música António Pina destacou o novo projecto «Algarve Jazz».
Trata-se de um festival de jazz de toda a região algarvia com dimensões internacionais e que congregará artistas de várias tão consagrados como os portugueses Mário Laginha e Maria João (06 de Julho na Fortaleza de Sagres) ou o norte-americano Lucky Peterson (04 de Julho em Portimão).

Dee Dee Bridgewater, Herbie Hancock, David Fonseca, Vanessa da Mata ou Mariza são outros artistas que sobem no verão ao palco do «Algarve 2008».
Na área da arte estão programadas várias exposições, destacando-se a «Férias ao Sol - projectos exposições em destaque», sob a coordenação de João Fernandes, director do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves (Porto).


Na exposição «Férias ao Sol» vários artistas vão transformar espaços e interrogarão lugares associados ao ócio e ao turismo.
«Arte a gastronomia» é outra exposição onde os artistas Nuno Faria e Francisco Matias vão trabalhar com prestigiados chefes de cozinha e vão elaborar acepipes e arte em simultâneo.
O turismo e a arquitectura ligada a espaços turísticos também vão dar as mãos para fazer uma mostra ao público.
Na área do desporto, o golfe com o «Portugal Masters», a «Ladies Cup» serão outras iniciativas incluídas no programa «Allgarve».
A marca «Allgarve», anunciada pelo ministro Manuel Pinho em Março de 2007, foi criada com o objectivo de valorizar a oferta turística da região algarvia e de promover um programa de valorização cultural, mas na altura do anúncio recebeu algumas críticas.
O ex-secretário de Estado do Turismo de António Guterres, Vítor Neto, alertou mesmo que o programa «Allgarve» poderia ganhar «uma dinâmica de uma nova marca, que substituísse a marca Algarve, que levou anos a afirmar.
Diário Digital / Lusa
31-01-2008 13:23:00

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay