31 de janeiro de 2008

«De Tablao» de El Pipa mostra força flamenca




Antes de entrar em palco este embaixador do flamenco esteve à conversa com o NM no Hotel Tivoli, onde falou do espectáculo que pode ser visto nas próximas três noites do Auditório dos Oceanos.
«De Tablao» é um espectáculo que mostra a raça flamenca, com espaços cheios de mulheres bonitas e com vestes tradicionais, que demonstram ao público a visão de uma Espanha típica, onde o flamenco, para existir, apenas necessita de uma guitarra, um cantor e um bailarino. António El Pipa confessa como lhe surgiu inspiração para criar este espectáculo: “Numa noite mágica em que estava num dos mais importantes «tablaos» de Espanha, senti a essência do flamenco e, por isso, com ele quero homenagear todos os artistas espanhóis”.
Com o espectáculo a durar cerca de duas horas, o bailarino levantou um pouco o véu sobre esta arte de dança: “Sou acompanhado em palco por cinco bailarinas, cinco músicos e uma das melhores cantoras do género, em Espanha, que é Juana El Pipa, minha tia”. E acrescenta: “A direcção artística e as coreografias são minhas. Este é já o sétimo espectáculo pelo qual sou responsável, o trabalho de coreógrafo é facilitado pelo ambiente que se cria com a voz e a música.”
A terminar afirma: “Um pormenor muito importante, que eu tenho sempre em conta, o desenho do guarda-roupa e da iluminação”. O dançarino, El Pipa, lembra ainda que esta é a segunda vez que está de visita a Portugal, depois da visita, em 1998, ao Coliseu de Lisboa. Mas, confessa ao NM que tem muita pena de não conhecer melhor a capital portuguesa, onde gostaria de passar alguns tempos visto ter tantas afinidades com a cidade.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay