31 de janeiro de 2008

Orquestra Clássica do Centro mascara-se para o Carnaval


Todos mascarados é o desafio que a Orquestra Clássica do Centro (OCC) lançou para o seu concerto de Carnaval, a realizar no próximo sábado em Coimbra, pretendendo ver músicos e público a celebrar o Entrudo.
«Venha...Mas venha mascarado!», é o repto da orquestra destacado em cartazes e suportes promocionais, para o concerto marcado para a noite de sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.
Nesse concerto serão interpretadas obras de Gimenez, Strauss, Joplin, Jessel, Massenet e Chostakovitch, bem como excertos das conhecidas «Danças Húngaras», de Brahms, e de «Cármen», de Bizet.

A Orquestra Clássica do Centro reedita na noite do dia 04, segunda-feira, o concerto de Carnaval no Casino da Figueira da Foz.

A OCC foi fundada em Coimbra em 2001 então com a designação de Orquestra de Câmara de Coimbra, com 25 elementos. Hoje, com Virgílio Caseiro como maestro titular desde a fundação, é constituída por 32 elementos.
Além de um reportório clássico, a orquestra tem-se dedicado à interpretação de peças de autores contemporâneos, dando especial ênfase aos autores de língua portuguesa e em ligação com a canção de Coimbra.
Em 2005 estreou três sinfonias do compositor cabo-verdiano Vasco Martins.
Em 2002 gravou o CD Cantar Coimbra, numa abordagem orquestral em 2007, num outro registo discográfico, interpretou temas marcantes da música portuguesa tendo como solista Rão Kyao a executar em flauta de cana. No mesmo ano gravou «Suite Aeminium», uma obra inspirada em Coimbra composta por José Firmino.
Diário Digital / Lusa
31-01-2008 12:05:22

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay