1 de fevereiro de 2008

Descoberto primeiro forte colonial espanhol na Patagónia



O primeiro forte da Espanha colonial na Patagónia, presumivelmente do século XVIII, foi descoberto por arqueólogos da Universidade de Buenos Aires ao cabo de dois anos de escavações nos arredores da localidade Puerto Deseado, noticia o jornal El Mundo on line.
Segundo declarações dos investigadores do semanário argentino «El Orden», a fortificação de pedra, a 1.800 quilómetros ao sul de Buenos Aires, foi construída por homens da Real Companhia Marítima de Espanha que navegaram pelo Atlântico austral, explorando os confins das Américas. Naquela zona, situada ao sul do Golfo de São Jorge, já em Março de 1520 fizera incursões Fernando de Magalhães, que com a sua frota entrou na ria para escapar a um temporal.
O navegador chamou ao lugar «Baía dos trabalhos forçados» por causa das dificuldades enfrentadas sob o mau tempo.
Em 1586, em 17 de Dezembro, chegou ao local uma frota comandada pelo corsário inglês Thomas Cavendish, integrada pelas naus «Hugh Gallant», «Content» e «Desiré».
Mais tarde, os navegadores da Real Companhia Marítima de Espanha fixaram-se em terra firme junto da ria e aí construíram o forte. No entanto, após a independência argentina de Espanha em 1810, abandonaram a zona e em 1884 Buenos Aires mandou para a zona um contingente de colonos, sob comando do capitão italiano Antonio Oneto.
Actualmente, Puerto Deseado é uma localidade de 13.000 habitantes, cuja principal atracção turística é a festa nacional da pesca de tubarão.
Diário Digital / Lusa
01-02-2008 15:49:00

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay