Desde que começei este blog foi com o intuito de divulgar e partilhar alguns dos passeios que faço diariamente na internet .
Comecei como um escape pessoal , comecei porque tinha e tenho saudades das aves que possuo .
Durante as horas laborais, a paixão pelos canários que me foi transmitida por alguém como qualquer criador de Portugal ou do mundo.
Não é necessario verificar que ao longo deste tempo que tenho realizado algo que me dá prazer
que são as aves sejam qual elas forem .
No entanto sou um iniciado e apaixonado pelo canário de canto aquele , que deixa realmente as pessoas paradas na rua a ouvir o seu canto , a sua melodia e a sua alegria .
O canário de canto é um pássaro diferente em tudo .
Desde 2000 que mantinha-me atento aos pequenos "mp3" de uma página de referência para mim e para muitos aficionados no mundo inteiro , o primeiro dos meus links sobre esta pequena ave.
Era um sonho porque não conseguia adquirir este ave em Portugal , porquê?
Uma resposta que não sei responder.
No entanto em 2006 em visita à Petfil , no stand da Associação de Avicultores de Portugal estavam uns passarinhos numas gaiolas pequenas a qual conheci um bom criador de canários de canto , a qual perguntei se vendia algum o dito Canário Timbrado Espanhol .
Ao qual disse-me que não! fiquei contente com a resposta ,mas insisti e disse que vendia noutra altura. Esperei e contei os dias.... 3 dias.
Existem mais duas raças de canários de canto excepcionais mas com outras caracteristicas um pouco semelhantes ou iguais ao do timbrado espanhol.
O canto a musicalidade a qual tenho vindo a comparar com o homem , a mulher , as crianças e com a Humanidade .
Aqueles que fizeram e os que fazem Historia pelo Pais seja além fronteiras.
A vizinha e irmã Espanha que bem sabem e bem fazem actualmente e no passado as aldeias e vilas de Portugal.
O preço da interioridade, da marginalidade da arte mais antiga à mais moderna levou-nos a esquecer que temos coisas boas em Portugal : Associações , Bandas filarmónicas, Guitarras, os descobrimentos de terras que tambem pensam e criam aves que se podem unir num só click tudo o temos de bom e de mau . no entanto criar por prazer,treinar e ouvir cantar são todas elas distintas umas das outras.
Porque ficamos parados no marasmo da nossa própria identidade, discutindo a vida alheia sem conhecermos as pessoas , algo histórico enraizado pelas migrações do preço da sobrevivência.
E claro o de querer ser e de querer esquecer que vimos da terra ,do Norte ao Sul do Pais, familias inteiras deslocaram-se no tempo para as grandes cidades Porto , Coimbra , Lisboa.
Fugindo às fomes , essas fomes da ganância , da inveja , da intolerancia de uns e de outros.... Fazendo assim mover a roda da história do marásmo do quotidiano laboral.
Arranjando um sitio para ficar, para estar , para falarem só sobre um assunto. Charutos, conspirações, lendo pasquins ou jornais atravês do tempo.
Antes bailava-se ,depois ouvia-se ,depois via-se , unindo e desunindo familias ou a familia por diversas razões...No entanto não nos esquecemos dos animais ,trouxemos da aldeia ,da vila ou de uma loja ,de uma feira uma ave ou um coelho.
Agora basta um click e compra-se um cão sem ver e sem tocar no mesmo.
Sériamente falando em Portugal pode-se ter esperança nas coisas boas que a vida nos dá em encontros e desencontros , uma oportunidade de saber o que é um canário de canto.
Sendo o interesse meramente pedagógico ou económico que muitos pensam que gado de bico não faz a gente rico, é um facto , mas é um prazer ouvir e escutar o próximo sobre uma ave.
Porque os sentidos são os mesmos e os sentimentos diferentes. Conhecer é criar algo de novo com variações a tudo o que podemos ser estar e principalmente partilhar o que se sabe.
Pedro Boavida 14-2-2008