29 de setembro de 2008

Festa do Cinema Francês começa quinta-feira em Lisboa


A 9ª Festa do Cinema Francês começa quinta-feira em Lisboa, com a apresentação do filme «Mulheres de Guerra», dando início a uma programação que inclui 45 longas-metragens e se prolonga até 2 de Novembro.

Lisboa, Almada, Coimbra, Porto e Faro são as cidades que vão acolher a Festa do Cinema Francês, que vai apresentar 25 filmes em antestreia nacional.
Este ano a Festa instituiu um Prémio do Público para filmes que não tenham sido adquiridos pelos distribuidores portugueses.

Nove filmes vão competir pelo prémio, que atribui 5 mil euros ao distribuidor que compre a obra vencedora, explicou Elsa Cornevin, do Instituto Franco-Português, que organiza a mostra.
Para além da secção principal, foram criadas duas novas secções - «Cannes em Portugal», uma homenagem aos 40 anos da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e «Paris-Lisboa», que apresenta filmes rodados nas duas cidades, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Em Lisboa, a mostra prolonga-se até 12 de Outubro e os filmes serão exibidos no cinema São Jorge, na Cinemateca e no Instituto Franco-Português.
O filme de abertura, «Mulheres de Guerra» Les Femmes de l'ombre»), do realizador Jean-Paul Salomé, é uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial e centrada em cinco mulheres.
Sophie Marceau, Julie Depardieu e Déborah François fazem parte do elenco deste filme cuja acção decorre em 1944.
A personagem central é Louise (interpretada por Sophie Marceau), uma figura próxima da resistência que embarca para Londres após o assassínio do marido e é recrutada pela Special Operations Executive (SOE), um agência de informação secreta criada por Churchill para sabotar as acções do exército nazi.
Louise tem como primeira missão o resgate de um agente britânico detido, numa operação que conta com o apoio de outras quatro mulheres.
O realizador e a actriz Déborah François vão estar presentes na exibição do filme.
No dia seguinte, no cinema São Jorge, será exibido o documentário «Les LIP, l'imagination au pouvoir».
Christian Rouaud, realizador do filme, desloca-se a Portugal para um debate sobre «A Herança de Maio de 68» que se realiza logo a seguir ao filme e contará com a participação dos jornalistas Nuno Pacheco e Maria Antónia Palla.

«Promets-Moi», de Emir Kusturica, uma co-produção Sérvia/França, faz igualmente parte da programação, sendo apresentado no dia 11 em Lisboa, 18 em Coimbra e 25 no Porto.
«Le Silence de Lorna», de Jean-Pierre Dardene e Luc Dardenes, encerra o festival em Lisboa a 12 de Outubro, dia em que será anunciado o vencedor do Prémio do Público.
«A Turma» («Entre les Murs» no original), vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, será apresentado a 29 de Outubro como filme de abertura do festival na cidade de Faro (onde decorre até 2 de Novembro).
O filme, realizado por Laurent Cantet, estreia no dia 30 de Outubro nas salas de cinema portuguesas.


Em Almada, serão exibidos 10 filmes de 8 a 12 de Outubro, com «Le Fils de l'epicier», de Eric Guirado, a abrir a programação.

No Porto, a Festa do Cinema Francês decorre de 21 a 26 de Outubro e em Coimbra será de 13 a 18 de Outubro.

Claire Simon, realizadora da comédia dramática «Les Bureaux de Dieu», um filme integrado na secção «Cannes em Portugal», é outra das convidadas desta edição, bem como Olivier Père, que realizou «Le Voyage aux Pyrénnées», filme de abertura desta secção.
«Belarmino», de Fernando Lopes, e «Canção de Lisboa», de José Cottineli Telmo, são obras portuguesas integradas na secção «Paris-Lisboa», onde também pontua «Dans la ville blanche», de Alain Taner.

Durante a Festa do Cinema Francês, a Cinemateca dedica o ciclo Divas às Matinées a actrizes francesas como Catherine Deneuve, Jeanne Moreau ou Simone Signoret.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay