11 de setembro de 2008

Filme «Fados», de Carlos Saura, exibido em festival no Japão








O filme «Fados», do realizador espanhol Carlos Saura, que conta com

A participação de fadistas como Carlos do Carmo e Mariza, abriu hoje a quinta edição do Festival de Cinema Latino de Tóquio, no Japão.
«Fados», que se estreou em Outubro em Portugal, é uma visão subjectiva de Carlos Saura sobre aquele género musical, contando com interpretações de vários fadistas portugueses e artistas internacionais como Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, Chico Buarque, Caetano Veloso e Lila Downs.
O filme faz referência às possíveis raízes do fado na música brasileira e africana, daí a presença de Caetano Veloso e Lura, mas também a ligações contemporâneas ao flamenco, com a fadista Mariza a cantar com o espanhol Miguel Poveda.
«Fados», que homenageia ainda Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues e Lucília do Carmo, foi visto em Portugal por cerca de 33 mil pessoas e tem feito um périplo por vários festivais internacionais. O filme recebeu um prémio Goya, de Espanha, em 2007, para a melhor canção original, «Fado da saudade», na interpretação de Carlos do Carmo.

O festival Latinbeat, em Tóquio, começou hoje com a projecção de «Fados», na presença de Carlos Saura, e com a estreia de «Deficit», de Gael García Bernal. Termina no dia 23. «Fados» fecha uma trilogia de Carlos Saura dedicada à canção urbana surgida no século XIX, juntando-se a «Flamenco» (1995) e «Tango» (1998).
Actualmente, Saura está a preparar o musical «Io, Don Giovanni», que conta a história da criação de uma ópera de Mozart.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay