20 de dezembro de 2008

Joana Amendoeira prepara digressão à Grécia em Janeiro



A fadista Joana Amendoeira, que recentemente lançou um CD/DVD, inicia em Janeiro uma digressão por vários palcos gregos.
Atenas, Salónica e Creta são já alguns dos pontos onde a fadista actuará acompanhada por Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola), Paulo Paz (contrabaixo), Filipe Raposo (acordeão) e Davide Zaccaria (violoncelo).
«Semeámos e vamos colhendo. Este ano, em termos internacionais, queremos também tentar o Brasil», adiantou à Lusa Joana Amendoeira.
Espectáculos na Lituânia, Estónia e uma digressão nacional são outros objectivos da fadista que afirma gostar de trabalhar e daí a regularidade com que se apresenta com novos trabalhos no mercado.
Este CD/DVD, editado pela HM Música, celebra o décimo aniversário da edição do seu primeiro disco «Olhos garotos».
Paralelamente, este é o primeiro DVD da fadista, um registo feito no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, no Verão passado, durante a Festa do Fado.
O DVD tem praticamente todo o espectáculo, reúne 19 temas que foram arranjados musicalmente por João Godinho, escolhi temas de anteriores trabalhos, mas também três inéditos», disse.
Intitulado «Joana Amendoeira & Mar Ensemble», a fadista é acompanhada pelo seu trio habitual - Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola), e Paulo Paz (contrabaixo) - e nove músicos (violinos, viola, violoncelo, flauta transversal, clarinete, acordeão, trompa e trompete).
«Procurámos apenas enriquecer o fado, não transformá-lo nem que digam que este é um 'novo fado'. Foi apenas uma abordagem que me apeteceu fazer», explicou.
Entre os temas que compõem este duplo trabalho, Joana Amendoeira salientou os fados tradicionais como «Trago fado nos sentidos» (Amália Rodrigues/Fontes Rocha), ou «Fado de Outrora» (João do Carmo Noronha/Fado Pechincha) e ainda a «Marcha dos Centenários» (Norberto Araújo/Raul Ferrão), uma criação de Maria Clara.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay