27 de fevereiro de 2009

Associação Cultural da Beira Interior vai abrir pólos




A Associação tem em mente o projecto de um coro internacional
A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) tem entre mãos um projecto, com parceiros estrangeiros, para a criação de um Coro Internacional, com jovens entre os 16 e 25 anos de toda a comunidade europeia. "Este projecto terá, em princípio lugar em Pinhel", segundo avançou à Gazeta o maestro Luís Cipriano.
Também a nível de estágios há novidades. A ACBI vai avançar com o primeiro estágio de férias musicais, para crianças de todo o País que, neste primeiro ano é dedicado aos instrumentos de Corda da Orquestra, que para além de classe de conjunto terá aulas individuais.
Outro projecto a iniciar-se em 2008, é dedicado a crianças desfavorecidas e em risco. "Trata-se de um projecto financiado pela Comunidade Europeia, que irá funcionar aos sábados, e que permite a crianças sem poder económico terem variadíssimas actividades culturais, nomeadamente a música, a dança e o teatro", explica o maestro.
Trata-se do único projecto para crianças, que foi aprovado para Portugal e está inserido no Programa Operacional de Potencial Humano (POPH). Em 2009, a ACBI pensa realizar mais quatro destes projectos, permitindo assim a cerca de 300 crianças esta nova experiência. Os locais a aplicar o projecto serão Covilhã, Fundão, Bragança e Évora. Relativamente ao Projecto Zéthoven, o mesmo cresceu de um modo elevado, sendo agora aplicado em três distritos, nomeadamente Castelo Branco, Guarda e Santarém. Assim nos concelhos da Sertã, Pinhel, Mação e Vila Velha são cerca de duas mil crianças que, semanalmente, beneficiam desta realidade. Ainda para o próximo ano, "estuda-se a hipótese de abrir dois pólos, um na Guarda e outro em Castelo Branco". O novo CD do Zéthoven também se encontra em pre-paração. "Será mais uma vez a nível nacional e terá como tema a reciclagem, permitindo a construção de instrumentos musicais, a partir do lixo, que depois se juntam à Orquestra Sinfónica", informou Luís Cipriano.


A ACBI estabeleceu uma parceria com a empresa Ber-gerault, em França, que vai equipar o Grupo de Percussão da Beira Interior. Instrumentos de percussão, semi-profissionais, de elevada qualidade, que permite às crianças abordarem a percussão de uma outra forma, em vez dos tradicionais instrumentos, fazem parte do equipamento.


A ACBI será a primeira instituição em Portugal a utilizar estes instrumentos. Com o mapa de actividades já bastante completo, a ACBI tem protocolos anuais com os municípios da Sertã, Fundão, Pinhel, Mação e Vila Velha de Ródão, preenchidos por vários tipos de actividades, que vão desde concertos, Projecto Zéthoven, Coros Infantis, grupos de Percussão e Escolas de Música. O Grupo de Percussão tem agendados vários concertos em escolas do 1º Ciclo, realizando esses mesmos concertos com as crianças dessas escolas, que previamente são ensaiadas por professores da ACBI.


No que diz respeito à Orquestra Clássica da Beira Interior, a mesma trabalhará de forma sazonal, prevendo-se a realização de dez concertos até Julho de 2009.
Gazeta do Interior


20-10-2008


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay