25 de junho de 2009

Aldraba Digital



A Aldraba – Associação do Espaço e Património Popular abriu as suas portas à interacção, à participação e à acção sobre o património invisível. Ou sobre o património imaterial, numa linguagem mais científica.O património invisível não é necessariamente o que não se vê. Será, antes de mais, tudo aquilo que congrega acções da comunidade, dos lugares ou do ambiente que, estando lá, não é encarado (sobretudo não é defendido) como merece.

Queremos, por isso, que a ALDRABA seja uma colectividade de pessoas e de vontades, centrada na valorização do património invisível da nossa terra, de um território e de uma população com um passado e uma experiência muito ricas que, embora agredidas por atitudes de desprezo e de ignorância que tentam apagar as suas memórias e as condenam à extinção, continua vivo. E a dar-nos identidade.

O nome e a imagem que escolhemos – a aldraba – é disso um símbolo e, materialmente, um exemplo vivo. Quantos elementos destes restam nas ruas das cidades e aldeias, por quanto tempo?A todos quanto nos visitam ou se juntam a este projecto, fica aberta a possibilidade de cooperação, lançando ideias e propostas, alertas sobre património em perigo (de que daremos sempre divulgação), fazendo-nos chegar imagens ou textos que nos ajudem a enriquecer um espólio que partilhamos neste espaço digital e que permite a outros (re)conhecer o belo e o imaginário do nosso País. Que teima em não morrer.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay