9 de julho de 2009

Autoridade Hidrográfica vai avaliar derrame de nafta


Elementos da Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte) vão deslocar-se hoje à tarde ao Marco de Canaveses para avaliar as consequências do derrame de nafta num afluente do rio Tâmega.
Apesar das cautelas manifestadas pelas autoridades ambientais, o vereador do sector do Ambiente na Câmara do Marco de Canaveses José Mota disse à Lusa que «o abastecimento de água à cidade não foi afectado», não só porque o material poluente não terá chegado ao rio Tâmega como a captação de água para consumo humano é feita em profundidade.
O vereador acrescentou que foram colocadas quatro mangas de contenção no rio Odres e que está a ser retirado do ribeiro todo o produto contaminante, operações de limpeza que foram retomadas ao início da manhã e que vão prolongar-se até ao fim do dia.
«Apesar de o risco ser mínimo para o abastecimento público, a empresa concessionária Águas do Marco está a acompanhar o processo e ao nível laboratorial estão a ser realizadas análises da água na captação desde que foi conhecido o alerta do derrame», adiantou o vereador.
A autoridade ambiental do Norte vem ao Marco de Canaveses avaliar também as consequências do derrame para a população da área da Cegonheira, na freguesia de Constance, onde se localiza a tinturaria responsável pelo acidente ambiental.
Segundo o vereador José Mota, a empresa alega que o acidente foi causado por uma rotura numa conduta de nafta, um combustível utilizado para o aquecimento das caldeiras da unidade industrial.
Este responsável acrescentou que vão ser apuradas responsabilidades, tendo o SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente) da GNR levantado o respectivo auto de notícia e iniciado o competente inquérito.
«É um crime ambiental e têm de ser apuradas responsabilidades. As autoridades já identificaram o local de descarga e o proprietário da fábrica, que tem sido colaborante», adiantou.
José Mota aconselha também a população da área que tem poços ou captações de água ou utiliza a água na agricultura ou na alimentação animal a tomar precauções e a proceder a recolha da água utilizada para serem feitas análises.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay