16 de agosto de 2009

Portal do Fado

A fadista portuguesa Raquel Peters, acompanhada do cantor Afonso Dias, sobe ao palco do Centro Cultural, em Lagos, no dia 21 de Agosto, para um concerto intitulado Fado Maior.
Raquel deu os seus primeiros passos como cantora quando tinha apenas 12 anos, altura em que participou e venceu vários concursos de fado em Albufeira, Lagos, Portimão, Vila do Bispo e Loulé.
O primeiro brilho a nível nacional surge, em Outubro de 2004, quando é convidada pelo fadista João Braga para participar no especial televisivo, ‘Amália... É impossível Esquecê-la’. Um ano mais tarde, em Dezembro, deixou a sua marca no fado nacional ao vencer a Grande Noite do Fado, em Lisboa, com apenas 21 anos.
Afonso Dias é um cantor, poeta e actor. Como músico, foi um dos fundadores, em 1974, do Grupo de Acção Cultural (GAC). Ao longo da sua vasta carreira, já integrou espectáculos com artistas como José Afonso e Sérgio Godinho.
Fado Maior é um trabalho que combina música e literatura, num grupo com cinco vozes (Raquel Peters, Afonso Dias, Vítor do Carmo, José Santana e Tó Correia), onde são interpretados fados da História do Fado, entre os quais os cantados por Amália Rodrigues, e expressas palavras de poetas portugueses como Luís de Camões.

tui

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay