22 de setembro de 2009

Allgarve continua em 2010 se novo Governo aceitar proposta



O presidente do Turismo do Algarve garantiu hoje que, se o novo Governo não alterar as decisões do Turismo de Portugal, o programa Allgarve continua em 2010 com um orçamento de três milhões de euros.

Nuno Aires reuniu-se segunda-feira, ao final da tarde, com o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, para um primeiro balanço do «Allgarve» e obteve daquele responsável a garantia de que o programa de animação para a região vai regressar para mais uma temporada de três anos - 2010 a 2013 - e que em 2010 a verba para o orçamento será de cerca de três milhões de euros.
O programa de eventos «Allgarve», uma iniciativa lançada em 2007 pelo Turismo de Portugal para durar três anos, está prestes a terminar, depois de seis meses de duração em 2009 e de um orçamento superior a quatro milhões de euros.
A garantia da mais um triénio de «Allgarve» fica, no entanto, envolta em alguma incerteza até às eleições Legislativas, pois o novo «Governo pode mudar o entendimento» recente, refere Nuno Aires, alertando que a suspensão do programa seria «um erro estratégico, porque ainda está em período de consolidação da marca».
Segundo o presidente do Turismo do Algarve, o «futuro do programa passará por uma gestão de 50 por cento do Turismo de Portugal e 50 por cento da Entidade Regional do Turismo do Algarve» (ERTA).

No primeiro balanço do triénio do programa de animação «Allgarve» (2007 a 2009), Nuno Aires refere que foram referidos tanto «pontos fortes», como «pontos fracos», mas todos - Turismo de Portugal, Câmaras algarvias, turismo do Algarve e programadores - «são unânimes» em classificar o programa como positivo para a região.
Os pontos fortes estão relacionados com a «qualificação da oferta de animação na região que trouxe eventos com projecção internacional que a região sozinha não conseguiria».
No que toca aos pontos fracos, Nuno Aires indica que terá, no futuro, de haver uma maior «relação com os agentes culturais da região» e uma gestão «mais partilhada».
O último «Allgarve» da primeira temporada termina em Outubro depois do «Portugal Masters» em Vilamoura, de 15 a 18 de Outubro, e da «Superbike World Championship», em Portimão, de 23 a 25 de Outubro.

No sítio da Internet do «Allgarve» lê-se que o objectivo do programa é valorizar o Algarve como destino turístico de qualidade, associado ao «glamour» e sofisticação no estrangeiro.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay