19 de outubro de 2009

Festival do pão, bolos e tradições chega a Idanha-a-Velha

 Animação de rua, música, magusto, jogos tradicionais e eventos gastronómicos são os ingredientes reservados para a primeira edição da festa do Casqueiro, que decorre de 6 a 8 de Novembro, na aldeia histórica de Idanha-a-Velha.
O Casqueiro 2009 - I Festival do Pão, Bolos e Tradições está a ser organizado pela Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, procurando «despertar memórias e reavivar tradições», refere a organização em comunicado.
Segundo os promotores, «o forno comunitário existe há décadas mas são já poucas as mulheres da aldeia que o usam para fazer o pão e os bolos tradicionais».


















                                                    

Por isso, «convidámos algumas padeiras de Idanha-a-Velha, bem como de outras aldeias do concelho, para que durante todo o fim-de-semana o forno funcione com várias cozeduras por dia».
Ao longo de dois dias, os visitantes poderão acompanhar todo o processo, desde o amassar até à cozedura, saboreando no fim os produtos regionais, acabados de sair do forno.
No domingo de manhã serão as crianças a «meter as mãos na massa» e aprenderem de uma forma lúdica como se faz o pão.
Nas noites de 6 e 7 de Novembro irão decorrer espectáculos culturais na Sé Visigótica de Idanha-a-Velha.
Nas ruas da aldeia, durante estes dias, haverá artesãos e expositores, representando as aldeias do concelho, que apresentarão o seu trabalho, a charcutaria e a doçaria da região.

Diário Digital / Lusa 

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay