Women from the Border Documentary Trailer
A obra apresenta uma história acompanha um «outro olhar sobre o país», convidando a reflectir sobre «a memória, e a intervenção sobre a nossa realidade», segundo o divulgado em comunicado.
O filme foi apresentado pela primeira vez no Play-Doc, Festival Internacional de Cinema Documental, em Tui (Galiza, Espanha), onde esgotou a sessão e encheu o auditório.
Depois desta exibição, o documentário seguiu para Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, onde foi distinguido com o Prémio da Imprensa para o Melhor Filme, tendo posteriormente continuado em projecção itinerante.
Mulleres da Raia recupera a memória da fronteira minhota e a sua transformação e relata um episódio importante da história do século XX, protagonizado por uma geração de mulheres que com a sua actividade, realizavam um intercâmbio diário com o país vizinho. Os fenómenos do contrabando e a emigração clandestina durante os períodos ditatoriais franquista e salazarista são tratados neste trabalho cinematográfico desde a perspectiva de género. Uma proposta pioneira e arriscada para uma produção independente que ao fim de um ano viu a luz. Uma história de luta diária, esquecida pelo tempo e a própria história que a realizadora recupera para o grande ecrã.in Diário Digital