28 de outubro de 2010

200 países começaram hoje a debater a melhor forma para travar a extinção das espécies até 2020




"...Os ministros do Ambiente e altos responsáveis de 200 países começaram hoje a debater a melhor forma para travar a extinção das espécies até 2020, na conferência a decorrer na cidade japonesa de Nagoya até sexta-feira. A conferência deverá levar Governos e empresas a comprometerem-se com a protecção dos ecossistemas ameaçados, como as florestas que limpam o ar e os recifes de coral que suportam recursos pesqueiros.
O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, participou na sessão de abertura destes três dias de negociações a alto nível em Nagoya e afirmou que os ministros das Finanças e os empresários também precisam de levar com conta o valor dos serviços prestados pela natureza, nas áreas da alimentação, medicamentos, turismo e indústria.
“A produtividade dos solos e dos mares está a diminuir e com ela os serviços dos ecossistemas que são cruciais para que as pessoas saiam da pobreza”, disse Robert Zoellick. “As espécies ameaçadas estão a desaparecer para sempre, mesmo à frente dos nossos olhos”.
Centenas de delegados estão a negociar desde a semana passada para tentar chegar a um acordo sobre a nova meta para 2020 e um plano estratégico com 20 pontos que pretende proteger recursos pesqueiros, combater a degradação dos habitats e conservar áreas terrestres e marinhas.
Mas os países continuam divididos quanto ao grau de ambição e quem vai pagar os esforços de conservação.
O financiamento actual para combater a perda de biodiversidade é de cerca de três mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) por ano mas alguns países em desenvolvimento consideram que este valor deveria ser aumentado cem vezes. ..."
in ecosfera

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay