27 de outubro de 2011

Sudeste Asiático ameaçado pelas alterações climáticas


A intensa urbanização, o pouco planeamento na organização das cidades e a redução da vegetação põem em risco os países do Sudeste Asiático e do Pacífico, que sofrem com os efeitos das alterações climáticas, indica uma análise divulgada esta quarta-feira pela imprensa.
Inundações como as da Tailândia, o paulatino afundamento da capital das Filipinas e o desaparecimento de inúmeras ilhas do Pacífico pelo aumento do nível do mar são algumas consequências das mudanças climáticas, aponta o estudo da empresa de consultoria Maplecroft.
«O crescimento da população combinado com governos pouco eficientes, corrupção, pobreza e outros factores sócio económicos aumentam o risco para a população e os negócios», afirma o comunicado.
O estudo analisa e mostra num mapa os países mais vulneráveis às mudanças climáticas, as cidades mais ameaçadas, as zonas económicas e os perigos para a população mundial.
«O impacto e as consequências de um desastre ambiental grave não só afectam a população e economia locais, mas podem ser de importância mundial, especialmente porque o peso destas economias está a aumentar», explica o analista ambiental da empresa, Charlie Beldon.
A Tailândia, que ocupa o 37º lugar da lista entre os países com maior risco, sofre actualmente as piores inundações dos últimos 50 anos que ameaçam inundar Banguecoque, já causaram 366 mortes e afectam 9 milhões de pessoas. 
in Diário Digital

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay