21 de maio de 2012

Em Maio descubra...



A 28 de Maio, a Real Companhia Velha vai organizar uma sessão de birdwatching na Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, contando com a participação de Steve Wratten (Universidade de Lincoln), neozelandês e especialista em biodiversidade funcional.

A observação das aves vai ser orientada pelos investigadores do Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA/CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Paulo Travassos e Mário Santos, e acompanhada por técnicos de viticultura da Real Companhia Velha – Rui Soares, Álvaro Lopes e Sérgio Soares – e da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID).

Sendo o início da manhã o período ideal para a observação de aves, o programa começa às 08h00 e termina às 12h30, com um almoço (opcional) na “Casa Redonda”, localizada no topo da propriedade.

A participação na sessão de birdwatching é gratuita e o almoço tem um custo de € 25,00 por pessoa. A inscrição, limitada a 20 pessoas, é obrigatória e feita até dia 24 de Maio.

No mesmo dia, a ADVID está a organizar um workshop sob o tema “Valorização de Serviços do Ecossistema na Actividade Vitivinícola”, com o objectivo de apresentar resultados e discutir metodologias com os seus associados (entre eles a Real Companhia Velha), aproveitando a presença, a experiência e o conhecimento do Professor Steve Wratten.

Com esta iniciativa, a Real Companhia Velha – produtora de vinhos do Porto e Douro fundada por alvará régio de El-Rei D. José I em 1756, quer marcar a aposta no turismo ornitológico, "identificado pelo Turismo de Portugal como um dos dez produtos no Plano Estratégico Nacional de Turismo de 2007 a 2015".

O Alto Douro Vinhateiro é um importante habitat natural para uma grande variedade de aves, desde as mais pequenas – passeriformes – às grandes aves de rapina.

Segundo os organizadores, a Quinta das Carvalhas é a primeira no Douro a convidar para a observação de aves "dentro de portas".

Equipamento Necessário/recomendado:

- Vestuário prático e discreto; calçado adequado ao campo ou à montanha;

- Binóculos;

- Guia de observação de aves para identificação das mesmas;

- Bloco de notas ou caderno de campo;

- Água, chapéu e protector solar;

- Paciência e entusiasmo, qb.

Contactos:
Telef: 254.312.940
Email: advid@advid.pt
in ecosfera

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay