28 de junho de 2013

Percurso pedestre fotográfico de birdwatching em Vila Real



De forma a observar as aves no seu habitat natural, a Câmara Municipal de Vila Real organiza o percurso pedestre fotográfico do Carvalhal. 

Inserido no Programa de Preservação da Biodiversidade, o evento reúne amantes da fotografia de natureza e especialistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
No próximo dia 22 de junho, o município de Vila Real realiza o passeio pedestre fotográfico de birdwatching, aberto ao público e gratuito. Este passeio decorrerá no percurso do Carvalhal (Gontães), que o município vai integrar na rede de percursos dedicados à biodiversidade. A região do Douro é um dos lugares com melhores condições para a prática de birdwatching em Portugal, graças à sua orografia montanhosa e à natureza mediterrânica do clima que favorece a diversidade biológica.

O objetivo do próximo passeio é observar a natureza, em particular, aves como pica-paus, trepadeiras, papa-figos, estrelinha-de-cabeça-listada, pintarroxo, águia-de-asa-redonda, gralha-preta, entre muitas outras espécies. 
A observação de aves no seu habitat natural é uma das mais exaltantes atividades de ar livre, com adeptos crescentes em todo o mundo. Vila Real é um município que devido à sua localização e condições naturais, acolhe uma invulgar variedade de espécies e habitats com interesse reconhecido e tem vindo a apostar na sua afirmação como Destino da Biodiversidade em Portugal.

O percurso de birdwatching terá o apoio de André Brito, um jovem fotógrafo considerado uma revelação na edição de 2012 do Concurso de Fotografia da Biodiversidade de Vila Real. Com mestrado em engenharia zootécnica, André Brito vai explicar técnicas de fotografia durante a atividade. João Cabral, professor do Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD, doutorado em biologia, e Mário Santos, professor auxiliar da UTAD, engenheiro agrícola e doutorado em ciências do ambiente, vão por seu lado, explicar e partilhar conhecimentos científicos sobre a temática das aves.

“A riqueza do património biológico que temos em Vila Real tem que ser dada a conhecer e este tipo de ações são assim importantes para provarem que a nossa cidade e região são um spot privilegiado para a observação e captação de registos fotográficos da natureza”, sublinha Miguel Esteves, vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Real.

O percurso pedestre fotográfico de birdwatching realiza-se das 08h30 às 13h00 e está previsto terminar às 19h30, com ponto de partida na Praça do Município de Vila Real e transporte gratuito para os participantes, que devem levar calçado confortável, água e uma merenda. Esta é mais uma ação desenvolvida no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

As inscrições para esta iniciativa devem ser remetidas para o correio eletrónico do Programa de Preservação da Biodiversidade (biodiversidade@cm-vilareal.pt), estando, contudo, sujeitas a confirmação e a um limite de 20 participantes.
A ficha de inscrição está disponível no site do Programa (www.cm-vilareal.pt/biodiversidade), bem como o programa completo desta iniciativa.

in Notícias de Vila Real  

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay