4 de julho de 2013

Restaurantes de Portugal e Espanha no «Mês da Gastronomia Raiana»

 

Mais de duas dezenas de restaurantes de Portugal e Espanha vão participar na iniciativa “Mês da Gastronomia Raiana”, que arranca sexta-feira em Marvão (Portalegre) e Valência de Alcântara, na província espanhola de Cáceres.

«Esta iniciativa envolve o Ayuntamiento de Valência de Alcântara e conta com a participação de 14 restaurantes do concelho de Marvão e sete daquele concelho espanhol», disse à agência Lusa José Manuel Pires, vereador do município português.
«Esta parceria entre os dois municípios surge também no âmbito das comemorações dos 700 anos de colaboração entre Marvão e Valência de Alcântara, data que vamos assinalar com a rectificação de um tratado que foi assinado em 1713, um tratado de não-agressão, partilha de pastagens e comércio livre entre os dois concelhos», explicou.

O «Mês da Gastronomia Raiana», que conta com o slogan «A fronteira que nos une», tem como objectivo «impulsionar a economia local», através de experiências gastronómicas entre os dois países.
No decurso da iniciativa, os restaurantes aderentes vão disponibilizar, na sua ementa diária, diferentes pratos confecionados com azeite e vinho, entre outros produtos regionais, destacando-se pratos como o gaspacho, as migas e os ensopados, que em Espanha são apelidados de «calderetas».
Marvão e Valência de Alcântara têm desenvolvido ao longo dos últimos anos vários projectos em conjunto, actividades culturais (destacando-se a boda régia), comerciais e desportivas.
«Esta iniciativa é a continuidade de um tratado de colaboração que existe entre os dois concelhos, é mais uma iniciativa para assinalar a nossa união», disse.
A iniciativa, que vai decorrer até ao dia 04 de Agosto, contempla, aos fins de semana, actividades como festivais de cinema, de folclore e de acordeões, assim como a recriação da Boda Régia, entre o rei de Portugal, D. Manuel I, e a infanta Isabel.
Diário Digital com Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay