28 de dezembro de 2015

Itália proibiu a circulação automóvel por causa da poluição atmosférica

Cidades sem carros? Em Itália é uma realidade por estes dias e a responsabilidade é da poluição atmosférica. Em Milão, por exemplo, o trânsito automóvel foi proibido entre as 10h00 e as 16h00 desde hoje e até quarta-feira. Ou em São Vitaliano, perto de Nápoles, a câmara proibiu até o funcionamento dos fornos a lenha utilizados para fazer as pizzas.
O cenário repete-se um pouco por todos o país devido à pobre qualidade do ar. Roma também adoptou medidas drásticas, em que durante os automóveis com matrículas pares foram proibidos de circular, sendo a vez das matrículas ímpares amanhã.
Um relatório da Agência Ambiental Europeia mostrou que Itália tinha, em 2012, o maior número de mortes relacionadas com a poluição atmosférica da União Europeia. De um total de 491 mil mortes relacionadas com a poluição atmosférica, 84.400 ocorreram em Itália.
Segundo o "The Guardian", que cita o "La Repubblica", em Milão havia dezenas de carros da polícia a patrulharem as ruas à procura de transgressores. As multas variam entre os 163 euros e os 658 euros. A cidade está, entretanto, a promover os transportes públicos, anunciando que um bilhete de autocarro ou metro será válido para um dia inteiro durante este período.
 Paula Cravina de Sousa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay