6 de novembro de 2018

Castelo de Aljezur

Castelo de Aljezur - entrada.jpg

Classificado como Imóvel de Interesse Público, localiza-se num cerro xistoso sobranceiro à vila, donde se desfruta de uma magnífica vista panorâmica, a nascente sobre a imensa várzea de Aljezur, sobre a zona da Igreja Nova e da Serra de Monchique e a poente sobre o Vale D. Sancho, onde outrora se cultivava arroz e por onde serpenteia a Ribeira de Aljezur até chegar ao mar, na Praia da Amoreira.
Edificado no século X pelos árabes, fez parte integrante do sistema defensivo de Silves, durante os séculos XII e XIII, tendo sido o último castelo islâmico a ser conquistado pelos cristãos no Algarve, em 1249, reinado de D. Afonso III, cuja conquista ficou a dever-se aos cavaleiros da Ordem de Santiago, comandados por D. Paio Peres Correia.
Apresenta uma planta poligonal irregular e conserva ainda 2 torres distintas, que sobressaem do que resta dos panos de muralha que constituem o recinto murado do castelo. A torre localizada a norte é de planta circular e a torre a sul é de base quadrada. O castelo possui uma única abertura a nordeste, que dá acesso ao interior algo rochoso, com cotas superiores às da muralha. É possível ainda observar-se uma construção a noroeste, com características da mesma época, a cisterna, com porta em arco, abobadada e de forma cúbica.
A ocupação cristã não ocasionou a sua destruição total ou parcial, foi, porém, a perda de função que determinou a sua ruína (finais do século XV ou inícios do século XVI). Para tal terá contribuído a redução da capacidade de navegabilidade da ribeira e a necessidade de defender novos pontos nevrálgicos no território algarvio.
As primeiras escavações arqueológicas realizadas no cerro do castelo revelaram uma sequência de níveis arqueológicos contendo testemunhos desde a Idade do Bronze até ao século XVI.
O local onde o castelo se encontra implantado parece ter sido ainda ocupado, sucessiva e ininterruptamente por vários povos: os lusitanos que dele fizeram um castro; os romanos que nele tiveram um posto de vigia; os visigodos, que também o utilizaram como vigia; e os árabes que nele deixaram mais vestígios, sendo-lhes atribuída a edificação do castelo e a fundação da vila, bem como a reformulação das suas defesas.


Castelo de Aljezur | Altaneiro à vila de Aljezur
Coordenadas Geográficas: 37°18'58.5"N 8°48'18.9"W
Contactos: Tel. 282 990 010 (Câmara Municipal de Aljezur)
Tel. 282 991 011 (Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur)

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay