9 de outubro de 2006

O Homem e as aves (P5)






- Alguns achados arqueológicos indicam a existência do pombo 6.500 anos A. C.

- O faraó Ramsés III deu a conhecer ao povo a sua subida ao trono através dos pombos-correio.

- No Egipto anunciava-se a subida das águas do Nilo através dos pombos-correio.

-No Império Persa, o correio aéreo baseado no serviço de mensagens através de pombos correio deu origem a um ramo da Administração Pública.

- O Rei Salomão utilizava exclusivamente pombos correio na transmissão das
suas ordens aos
governadores das províncias do seu vasto Império.

- As vitórias nos Jogos Olímpicos eram dadas a conhecer através dos pombos-
correio.

- Os romanos, no período da ocupação da Gália, faziam chegar as noticias a Roma, por meio de uma série de pombais escalonados até àquela capital.

- Em 1288, no Cairo, eram empregados 1900 pombos-correio no serviço postal regular.

- O Sultão Nur-Eddin (séc. XII) criou um serviço postal por pombos-correio entre Bagdad e todas as cidades do seu Império.

- Joinville, nas "Crónicas" relata o relevante papel protagonizado pelos pombos-correio durante as Cruzadas à Terra Santa.
-Na Idade Média só aos senhores feudais e ao clero era autorizado a criação e detenção de pombos correio. Este "droit de colombier" apenas foi abolido com a Revolução Francesa, em 4 de Agosto de 1789.

- Em 1815, a primeira notícia recebida em Londres, a anunciar a derrota de Napoleão em Waterloo, foi transmitida por um pombo correio. Antes, porém, da chegada deste pombo mensageiro, já o Ministério da Guerra londrino recebera pelo telégrafo de Chappe, um telegrama incompleto que dizia "Wellington defeated ...", esta notícia causou o pânico na opinião pública e a bolsa entrou em queda livre. Rothschild, que utilizava regularmente os pombos correio nos seus negócios, tinha alguns deles na zona de combate: enquanto o Ministério carpia a "derrota", o banqueiro adquiriu na Bolsa, por valores irrisórios, todos os títulos e acções ali transaccionados.

- Cerca do ano de 1900, a empresa francesa Compagnie Général Transatlantique recebia noticias dos seus navios através de uma rede organizada de pombos correio (os pombos voavam distâncias superiores a 300 Km sobre o mar).
- Na Iª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do forte de Vaux e a história da heróica batalha de Verdun; A Alemanha reconhecendo o perigo, ordenou o extermínio dos pombos-correio nas regiões ocupadas.
- Na 2ª Guerra Mundial assistiu-se ao êxito das mensagens aladas sempre que as comunicações via rádio eram interceptadas ou perturbadas pelos adversários.

- Em 1948, o governo português concedeu o Estatuto de Utilidade Pública ao pombo correio.
- Na década de 50, na Argentina, cerca de 60.000 pombos ainda serviam como meio de
comunicação postal.
- A Suíça desmobilizou os pombos correio já na década de 90.
- A columbofilia continua, em diversos países, como em Espanha ou Cuba, a depender do
Ministério da Defesa.
- Agora que o Mundo parece encaminhar-se para uma paz duradoura e face ao aparecimento das novas tecnologias de comunicação, o pombo correio tem a sua verdadeira dimensão na área desportiva.
http://www.fpcolumbofilia.pt/

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay