13 de março de 2008

As Festas de São José regressam a Santarém, entre 14 e 19 de Março




As Festas de São José regressam a Santarém, entre 14 e 19 de Março, dia do feriado municipal, após o êxito verificado o ano passado. O município volta a transformar o Campo Infante da Câmara num amplo recinto de festas onde não vai faltar a música dos consagrados Clã (na noite de sábado, 15), do popular Quim Barreiros (noite de domingo) ou da Orquestra Santos Rosa, na noite de inauguração, e da Orquestra Típica Scalabitana na noite de sábado.
Largadas de toiros, picarias, noites de fado, folclore, flamenco e sevilhanas, a recriação de um mercado tradicional, uma pista de gelo e outras diversões para os mais jovens são outras atracções.

No recinto não vão faltar as tasquinhas com petiscos típicos e vários expositores de artesanato. A corrida de toiros no sábado, pelas 16h00, é outro dos pontos altos de um programa multifacetado e em que a componente religiosa marca igualmente presença.
As actividades vão desenrolar-se também por outros pontos da cidade e do concelho. No sábado (11h00) decorre uma missa na Igreja de Santa Clara seguida de procissão. No mesmo templo, na terça-feira pelas 21h30, o Coro Ricercare e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa interpretam a “Paixão Segundo S. João”, de J. S. Bach num concerto que promete ser de grande qualidade.
A eleição da Rainha das Vindimas do Concelho de Santarém, na noite de sábado, e o Festival Cantar a Terra (terça às 22h00), onde será eleito o representante do concelho para a fase final, são novidades que contam com a colaboração da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

No capítulo desportivo o programa prima também pela diversidade. Domingo, pelas 10h30, é dado o tiro de partida para a marcha “Santarém Activo – Desporto pela Saúde” e para os passeios de BTT na extensão de 20 km e 50 km. O final da 3ª Volta ao Distrito de Santarém está marcado para as 15h00 de domingo, 16 de Março.

O feriado municipal recebe o Torneio de Futebol Sub-11 “Festas de São José/AFS” com a participação dos clubes do concelho – União de Santarém, Académica de Santarém, Amiense, Pernes, Moçarriense e Abitureiras. Nesse dia, pelas 10h00, começa ainda o Torneio de Chinquilho Festas de São José.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay