5 de março de 2015

Idanha-a-Nova cria Centro de Recursos da Memória e da Música


Um inovador Centro de Recursos da Memória e da Música (CRMM) acaba de nascer em Idanha-a-Nova.
A estrutura visa a pesquisa, o tratamento, o desenvolvimento e a promoção da música e da tradição do concelho de Idanha-a-Nova, apresentando-se como um pilar fundamental para a preservação da sua musicalidade e tradições.
Para isso envolve a criação de um arquivo físico, repartido pelo Arquivo Municipal de Idanha-a-Nova e a Incubadora de Indústrias Criativas de Idanha-a-Velha, e uma plataforma digital de conteúdos musicais e tradicionais do concelho de Idanha-a-Nova (culturin.wix.com/cemm).

A iniciativa integra o programa CulturIN que tem como mentores o Município de Idanha-a-Nova, a Filarmónica Idanhense e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, e envolve um vasto conjunto de associações e coletividades de todo o concelho.
Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, este Centro trabalha “um património muito rico que, ao longo dos tempos, foi transmitido de geração em geração através da oralidade, mas que hoje, com as atuais condições tecnológicas, pode ser devidamente tratado, gravado e documentado”, explica Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

O CRMM tem duas áreas distintas: a musicalidade e a tradição. Será “um dos trabalhos mais completos na área da pesquisa musical e da sua preservação”, adianta o diretor artístico da Filarmónica Idanhense, João Abrantes.
Áudios de músicas, documentos em notação musical, resenhas históricas, vídeos e fotografias são alguns dos elementos que irão integrar os arquivos, recolhidos com a colaboração dos grupos culturais e das gentes do concelho.

Para promover este património será organizado um evento único: o Ciclo de Música Tradicional “A nossa música... a nossa tradição”. São 102 espectáculos musicais repartidos por todas as freguesias do concelho de Idanha-a-Nova, durante 18 meses (julho de 2015 a dezembro de 2016), envolvendo unicamente grupos locais.

Estas são algumas das iniciativas que contribuem para a candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da Música.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay