2 de novembro de 2015

França restringirá circulação em Paris se poluição continuar elevada

França restringirá circulação em Paris se poluição continuar elevada

França restringirá na terça-feira a circulação dos carros em Paris para metade, de acordo com as matrículas, se o pico de poluição registado desde domingo persistir, informou esta segunda-feira a ministra da Ecologia, Ségolène Royal.
A ministra fez o anúncio a partir da China, onde acompanha o presidente, François Hollande, numa visita oficial que tem como principal objectivo preparar a cimeira do clima (COP21) que Paris sediará daqui a um mês, na qual a França espera conseguir um acordo para a redução da emissões de gases poluentes.
O governo atendeu ao pedido feito no domingo pela autarquia da capital, Anne Hidalgo, e pelo presidente da região, Jean-Paul Huchon, ambos socialistas como a ministra, apesar de ter sido a solicitação para a medida ser já para hoje.
Royal afirmou que o pedido das autoridades locais tinha chegado tarde para poder ser aplicado hoje, embora se tenha comprometido a colocá-la em prática na terça-feira ã se o índice de poluição continuar alto.
A capital amanheceu hoje com o céu encoberto e chuva ligeira, o que, segundo os especialistas, pode limpar a atmosfera e reduzir os níveis de poluição.
Hidalgo, que no passado se desentendeu com Royal pela sua recusa em restringir a entrada de carros em Paris, pediu ontem «medidas imediatas», após ter sido registado um pico de poluição num dia ensolarado e com temperaturas altas para a estação.
Em comunicado conjunto com o presidente da região, a autarquia disse que, para hoje, é esperado que as partículas «PM10», procedentes principalmente de calefações e motores, superem o «nível de informação e recomendação», ou seja, os 50 microgramas em suspensão por metros cúbicos.
Além da restrição da metade dos veículos, a Câmara pediu o encerramento das estradas da capital aos camiões e a redução da velocidade máxima.
A administração também orientou os segmentos mais sensíveis da população, como mulheres grávidas, crianças, idosos e asmáticos, que evitem a actividade física e deslocamentos ao ar livre.
Também pediram aos condutores que utilizem, na medida do possível, os meios de transporte públicos, e decretaram a gratuidade dos estacionamentos nas áreas pagas.
O governo já havia restringido o tráfego de veículos em Paris em Março, proibindo a circulação de veículos com matrículas de final par por causa de outro pico de poluição.


Resultado de imagem para gorriones

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay