20 de setembro de 2006

O Homem e as aves (M)

Mitologia /Religião


Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro .Outros ovos, são frequentemente descritos como sendo de ágata.
A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas e esculturas. Na Grécia acreditava-se que viviam perto dos hiperbóreos e pertenciam a Zeus. Em tempos mais recentes, sua imagem passou a figurar em brasões pois aparentemente possui muitas virtudes e nenhum vício.
Os grifos são inimigos mortais dos basiliscos.
Como diversos animais fantásticos, incluindo centauros, sereias, fênix, entre outros, o Grifo simboliza um signo zodiacal, devido ao senso de justiça apurado, o facto de valorizar as artes e a inteligência, e o fato de dominar os céus e o ar, simboliza o signo de libra, a chamada balança.

Garuda é originariamente uma águia. Pássaro solar brilhante como o fogo, montaria do deus Vishnu, que é ele próprio de natureza solar.
Garuda é Nagari, inimigo das serpentes ou Nagantaka, destruidor de serpentes.
É o emblema dos soberanos de raça solar e Naga o dos soberanos de raça lunar. Garuda é também a palavra alada, o triplo Veda, um símbolo do verbo, ou seja, o mesmo que a águia representa na iconografia cristã.
Garuda possuia cabeça humana com bico e três olhos, asas, braços e pernas, e era inimiga das serpentes Nagas.

Tribos Africanas

Among certain African tribes the Hammerkop is believed to be the lightning bird. Among others the lightning bird is believed to manifest itself only through lightning, except to women, to whom it reveals itself as a bird. In these instances the bird is of imaginary nature and may take several forms. In one instance a village girl described a black rooster-like bird that ran up her hoe and left claw marks on her body before it flew back to the clouds. In other instances it is described as having iridescent feathers like a peacock's or a fiery red tail, bill and legs.

Persia

Chamrosh is a bird in Persian mythology said to live on the summit of Mount Alborz.
It is the archetype of all birds, said to rule and protect all avifauna on Earth. According to the
Avesta, Persia is pillaged every three years by outsiders, and when this happens, the angel Burj sends Chamrosh out to fly onto the highest mountaintop then snatch the pillagers in its talons.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay