10 de abril de 2007

INSTITUTO DE METEOROLOGIA






Realizou-se de 2 a 6 de Abril de 2007, em Bruxelas, a 8ª sessão do Grupo de Trabalho II (WG II) do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), reunião em que Portugal esteve representado pelo Instituto de Meteorologia, com o objectivo de aprovação da contribuição do WG II para o 4º Relatório de Avaliação do IPCC (AR4) “Climate Change 2007: Impacts, adaptation and vulnerability”, que incluía igualmente a aprovação do Sumário para Decisores Políticos (SPM).

Realça-se neste Relatório do IPCC que, do conhecimento actual dos impactos das alterações climáticas observados no ambiente natural e humano, com base na observação global desde 1970, o aquecimento de origem antropogénica tem tido uma discernível influência nos sistemas físicos e humanos.





Os dados observados em todos os continentes e de alguns oceanos mostram que muitos sistemas naturais estão a ser afectados por variações regionais, em particular pelo aumento da temperatura.





Para o Sul da Europa as projecções apontam para temperaturas mais altas e situações de seca com redução das disponibilidades hídricas e consequente implicações no turismo de verão, e em geral, redução da produtividade agrícola. São também projectados aumentos do risco na saúde devido ao aumento das ondas de calor e frequência dos fogos florestais.


Sobre o conhecimento actual das respostas às alterações climáticas pode-se concluir que existe já adaptação às alterações climáticas observadas e às projecções do clima futuro, ainda que limitada. A adaptação será, no entanto, a estratégia necessária para a redução dos impactos resultantes do aquecimento que é já inevitável devido às emissões do passado...

Nevertheless, the consistency between observed and modelled changes in several studies and the spatial agreement between significant regional warming and consistent impacts at the global scale is sufficient to conclude with high confidence that anthropogenic warming over the last three decades has had a discernible influence on many physical and biological systems. [1.4]









In the Polar Regions, the main projected biophysical effects are reductions in thickness and extent of glaciers
and ice sheets, and changes in natural ecosystems with detrimental effects on many organisms including
migratory birds, mammals and higher predators. In the Arctic, additional impacts include reductions in the
extent of sea ice and permafrost, increased coastal erosion, and an increase in the depth of permafrost
seasonal thawing.












Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay