28 de fevereiro de 2010

59º Campeonato Mundial de Ornitologia em França


El arte de Vivir el Flamenco

Marina Heredia promociona el flamenco en la Unesco.


Apoya así el proyecto de que el género sea declarado Patrimonio de la Humanidad
Marina Heredia ofrece hoy un concierto en París para promocionar la candidatura del flamenco a la lista del Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad, que elabora la UNESCO. 
Heredia, una de las grandes voces jóvenes del flamenco, estará acompañada por la guitarra de Luis Mariano Renedo de Lucas. Ambos trazarán un recorrido por los cantes de Andalucía, con alegrías y bulerías, y una especial atención a los fandangos del Albaicín, el barrio de Granada donde nació la cantaora hace 29 años.  
El recital está organizado por el Instituto Cervantes, que ha preparado una serie de conciertos en los cinco continentes con motivo del Día de Andalucía, que se celebra mañana, y con el fin de fomentar la candidatura del flamenco a integrar la lista de Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad de la Organización de Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO).  
Sin embargo, en París el concierto se adelanta un día y cobra especial relevancia al ser la ciudad que alberga la sede de la UNESCO, lo que permitirá a representantes de esta organización asistir al recital.  

Los organizadores esperan un lleno en el auditorio y entregarán un clavel a cada asistente.
El Cervantes ha preparado asimismo conciertos en la localidad marroquí de Marraquech, donde presentará un espectáculo de El Junco; en Tokio, donde actuará La Choni; en Sydney, con la presencia de Pedro Sierra y La Tobala; y finalmente en Chicago, ciudad en la que bailará Rosario Toledo. La embajada española ante la UNESCO señaló, por su parte, que aunque estas iniciativas de promoción son bienvenidas, no están directamente orquestadas por los impulsores de la candidatura, el Ministerio de Cultura de España y la Junta de Andalucía. Marina Heredia suma así otro concierto internacional en su currículum tras actuar recientemente en Nueva York con la orquesta Chekarra.
Redacción / Granada | Actualizado 27.02.2010.  Marina Heredia, ahora en París.


27 de fevereiro de 2010

Foklândia


22h às 00h: Folklândia (João Sá/ Hugo Pinto)

Stonebones & Bad Spaghetti Bluegrass / Acústico / Banda de Improviso
















Conheça Vizela



É Preciso Acreditar





Galo de Barcelos -  Animation created by Daniel Oliviera Prins a Willem de Kooning Academy student.

A Lenda do Galo de Barcelos

 Lisboa Alfama Galo de Barcelos workshop

 Ler A Lenda do Galo de Barcelos



Balada da Despedida


Coimbra tem mais encanto
Na hora da despedida (bis)

Que as lágrimas do meu pranto
São a luz que lhe dá vida.

Coimbra tem mais encanto
Na hora da despedida (bis)

Quem me dera estar contente
Enganar a minha dor

Mas a saudade não mente
Se é verdadeiro o amor.
Coimbra tem mais encanto
Na hora da despedida (bis)

Não me tentes enganar
Com a tua formosura

Que para além do luar
Há sempre noite escura

Coimbra tem mais encanto
Na hora da despedida (bis)

Que as lágrimas do meu pranto
São a luz que lhe dá vida

Coimbra tem mais encanto 





Coimbra tem mais encanto - fado -

Balada da Despedita ( Coimbra Tem Mais Encanto),Fernando Machado Soares

Balada da Despedida

Coimbra tem mais encanto na hora da despedida

 Balada da Despedida - Aeminium

 

 

 

 

 

 





 

CANÁRIO TIMBRADO ESPANHOL 

CANÁRIO DE CANTO DISCONTINUO

26 de fevereiro de 2010

Metro do Porto: «Música na Rua» arranca a 1 de Março

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A iniciativa «Música na Rua» vai levar concertos a estações de Metro no Porto a partir de 1 de Março, informa a organização.

Já a partir de segunda-feira, terão concertos diários as estações do Bolhão, da Casa da Música e da Trindade, em sessões que decorrem das 11:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:00 horas. 

O cartaz inclui Curinga, Come Na Rua, The Lazy Faithful, Nuno Flor, João Morais, 575 Band, Zé Alguém, Phist, Bruno Manso, Quinta da Paz, Quarteto, Sofia Truta, Salto, Cenáculo, The Last of the Toucans, Paulo Sousa, David Bastos, Sou Lou, João Figueiredo, Twinkles, Serushio, The Neighbours, Fuá, Jahradio, Filhos da Pauta, Francisco Rua, Slow Motion Beer Walk, Os Andantes, Citizen e Mariana Devezas.

«Música da Rua» tem o patrocínio oficial da Vodafone e da Cutty Sark e o apoio do Público, Rádio Nova, Porto Canal e da RockMusic, David Eden e Randall. 
Diário Digital


 

Espanha em alerta devido a aproximação de tempestade


A Espanha está hoje em alerta devido à aproximação de uma tempestade em formação no Atlântico que deverá provocar rajadas de vento que podem atingir os 160 quilómetros por hora na zona oeste do país.

A tempestade foi qualificada pela agência meteorológica espanhola Aemetcomo uma «ciclogenese explosiva» ou «bomba meteorológica», uma perturbação tempestuosa efémera mas muito violenta que pode causar estragos consideráveis.
«Uma tempestade que se está a intensificar muito rapidamente no Atlântico, a oeste da ilha da Madeira, e que se vai deslocar para o mar Cantábrico pelo noroeste da península vai provocar ventos muito fortes e tempestade no mar», afirma a agência num comunicado.
Diário Digital / Lusa

 

 

Aviso especial de fenómenos adversos

26/02/2010  Vientos muy fuertes con rachas huracanadas y temporal en la mar
1.- Fenómeno meteorológico: Vientos muy fuertes con rachas huracanadas y temporal en la mar.
2.- Ámbito geográfico: Toda España, salvo el área mediterránea. Las rachas huracanadas (120-160 km/h) afectarán a Galicia, área cantábrica y norte de Castilla y León. En la mar, las zonas de Finisterre y Cantábrico.
3.- Comienzo de la situación: Desde el mediodía de hoy, día 26, en Canarias y a partir de la madrugada del sábado, día 27, en la Península.   
4.- Duración: Hasta la tarde del día 27 en Canarias y hasta la madrugada del día 28 en la Península.
5.- Grado de probabilidad: Muy probable (70-90%).      
6.- Descripción de la situación meteorológica: Una borrasca que se está profundizando muy rápidamente en el Atlántico, al oeste de Madeira, y que se desplazará hacia el Cantábrico por el noroeste de la Península, provocará vientos muy fuertes y temporal en la mar. El viento fuerte con rachas muy fuertes (90-120km/h) comenzará en Canarias desde el mediodía del viernes, 26 y se extenderá a la Península, a partir de la madrugada del sábado, 27. Las zonas más afectadas serán Galicia, Asturias, Cantabria y norte de Castilla y León, donde se prevén rachas huracanadas (120-160 km/h).











Comunicado válido entre 2010-02-26 13:05:00 e 2010-02-27 23:59:00

Assunto: Agravamento estado tempo no Continente (ACTUALIZAÇÃO)

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, confirma-se a previsão de um agravamento do estado do tempo no Continente no dia de Sábado, com início na madrugada deste dia.
Este agravamento do estado do tempo é devido à aproximação de uma depressão que se encontra centrada a oeste da ilha da Madeira com uma trajectória para nordeste, com acentuado cavamento.
A depressão começará por afectar o estado do tempo nas regiões do Sul do território, deslocando-se rapidamente para Nordeste ao longo da costa e atingindo com maior intensidade as regiões do litoral Norte.
Com o desenvolvimento desta depressão prevê-se essencialmente um aumento da intensidade do vento em todo o território e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 85 km/h, com rajadas até 150 km/h em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 7 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Mantém-se a previsão da ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes em todo o território, com maior persistência no litoral Norte.
Para Domingo continua a prever-se um desagravamento desta situação meteorológica, mantendo-se ainda uma situação de instabilidade com a ocorrência de vento moderado a forte e aguaceiros em todo o território.
O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Ciclo de Música de Câmara arranca hoje no Palácio Anjos


A actuação do Quarteto com Piano de Moscovo, que comemora em 2010 os seus vinte anos de existência, dá esta sexta-feira início, no Palácio Anjos, ao Ciclo de Música de Câmara, às 21:30, inserido na programação do projecto «Clássicos em Oeiras».

 













 
O repertório inclui uma obra russa, uma obra portuguesa e o primeiro dos dois quartetos com piano de Schumann, uma obra de juventude do compositor editada recentemente. O preço é de 0,50 a dois euros, sendo que o bilhete também dá acesso às exposições do Centro de Arte Manuel de Brito.

Os nove programas do ciclo têm lugar nas últimas sextas-feiras de cada mês, de Fevereiro a Novembro, «percorrendo diversas épocas, estilos e geografias».

O ciclo «Teclas ao Fim da Tarde», no Centro Cultural Palácio do Egipto, vai trazer, a partir de amanhã e em todos os últimos sábado de cada mês, concertos comentados dedicado exclusivamente aos instrumentos de tecla. A iniciativa arraca pelas 18:00 horas, com um recital de piano de Luísa Tender dedicado a Chopin.

A entrada é livre, limitada aos lugares disponíveis. O concerto é dirigido a maiores de três anos. 
Diário Digital


























Canário de canto discontinuo

25 de fevereiro de 2010

Rússia: 360 intoxicados por beber água benta poluída















O número de pessoas intoxicadas na cidade de Irkutsk, na Sibéria (Rússia), por terem bebido água benta subiu este fim-de-semana para 360, informou hoje o Serviço Federal de Protecção ao Consumidor da Rússia.
«Até ao momento já foram registados 360 casos. Mas graças ao tratamento, todos os intoxicados apresentam uma nítida melhoria e estão a receber alta.
Hoje 142 pessoas receberam alta», diz um comunicado da entidade, citado pela agência RIA Novosti.
A maioria dos afectados apresenta sintomas de infecções gastrointestinais, como diarreia, vómitos, dores de cabeça e febre elevada, típicos de uma gastroenterite rotaviral.
A investigação epidemiológica determinou que a intoxicação ocorreu a 19 de Janeiro passado durante as celebrações da festividade religiosa da Epifania.
Segundo a tradição ortodoxa, a água recolhida nos rios e lagos durante essa festividade, quando se celebra o baptismo de Jesus Cristo por João Batista no Rio Jordão, apresenta determinadas propriedades curativas e fortificantes. O Serviço Federal de Proteção ao Consumidor afirmou que a água corrente da igreja local corresponde a todas as normas higiénicas.
No entanto, a água do lago local, onde alguns crentes ortodoxos recolheram água para beber após ser benzida pelo padre da sua igreja, estava parada e poluída, explicou o departamento sanitário de Irkutsk ao saber do caso de intoxicação em massa. 

Dia 27 de Fevereiro – Sábado – 10:00. Mr smith conseguem plantar uma árvore?






  • Milhares de hectares ardem anualmente em Portugal, é imperativo reflorestar
  • + Floresta = Redução de Carbono;
  • + Floresta = Incremento Biodiversidade;

  • Reflorestar = Benefícios para todos;
  • Plantar Árvores = Oportunidade de proximidade (Amigos + Familía + Colegas + Vizinhos);
  • Participação = propôr + fazer = Mudar o mundo;
  • Sustentabilidade = Pequenas Acções x Muitas Pessoas = Grande Mudança;
  • É através do exemplo que melhor transmitimos valores aos nossos filhos; 
 

Três percursos pedestres vão revelar a partir de Setembro o refúgio das aves no Seixal

Durante quatro anos, o ornitólogo Hélder Costa observou 118 espécies de aves no sapal de Corroios, espaço que é uma espécie de oásis surpreendente de biodiversidade numa zona de crescimento urbano e industrial. A partir de Setembro, haverá três percursos pedestres para revelar este cantinho.
O caderno de campo de Hélder Costa, ornitólogo há mais de 20 anos, ficou cheio com as 118 espécies diferentes de aves que observou entre 2006 e 2009 na baía do Seixal. Esta enseada do rio Tejo funciona como abrigo e local de alimentação. Mas "não há muita informação sobre a zona", conta ao PÚBLICO.
O que mais o surpreendeu foi a "diversidade e quantidade de algumas aves". "Há espécies com exemplares muito interessantes, como a população invernante do maçarico-real e da gaivota-de-cabeça-preta", prossegue este antigo presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que mensalmente fazia "observação em sete pontos fixos".
"O maior número de espécies ocorreu no período de migração pós-nupcial e no Inverno e o número máximo de aves atingiu as 8751, em Agosto de 2008", vinca.
Apesar de estar inserido num "espaço muito urbanizado", Costa salienta que esta zona "ainda tem um potencial tremendo para a observação". "Aqui é possível ver as aves de muito perto, [elas] estão já habituadas às pessoas", diz, lembrando o engarrafamento que, em 2007, parou a Marginal com as pessoas que vieram ver os flamingos na baía do Seixal.
Agora, a Câmara do Seixal conta ter prontos, até Setembro, três percursos pedestres, segundo revela Paula Magalhães, directora do Projecto de Valorização da Baía do Seixal.
Os percursos Ponta dos Corvos (com 7,5 quilómetros), Do Talaminho à Quinta da Princesa (com 2,5 quilómetros) e Seixal-Amora (7,5 quilómetros de passeio ribeirinho) "terão pontos específicos que chamam a atenção para as aves que podem ser observadas", explica ao PÚBLICO. Os percursos foram definidos com informação de um estudo de caracterização da baía, que começou em 2008 e terminará este ano, realizado pelo Centro de Oceanografia da Universidade de Lisboa e pela autarquia. "A recolha de dados permitiu contabilizar 64 espécies diferentes de aves e ainda não acabamos".
"O projecto vai permitir medidas de conservação. É uma questão de sabermos preservar recursos naturais em meio urbano", conclui.
Público
25.02.2010

Helena Geraldes

Guimarães

GUIMARÃES-EXISTE UMA FEIRA ONDE SE PODEM ENCONTRAR AVES À VENDA
Dia: todos os domingos de manhã 
Localização: Mercado Municipal

Photo


Líbia: Tripoli com exposição anual de produtos portugueses

 

















Green square

Os produtos portugueses vão passar a ter um evento anual de exposição na Líbia, depois de várias empresas terem fechado negócios durante a primeira mostra nacional, que decorreu este mês em Tripoli, disse hoje um responsável da Associação Industrial Portuguesa (AIP).
«Muitas das 20 empresas que participaram [na mostra que se realizou na semana passada] fecharam contratos» durante a feira e outras vieram de lá com propostas firmes de negócios, disse à agência Lusa Jorge Oliveira, director da área de feiras da AIP.
Depois destes resultados, a decisão é de «manter esta iniciativa e ter uma presença anual na Líbia» para os produtos portugueses, adiantou a mesma fonte, que fazia um balanço da primeira exposição multi-sectorial, que decorreu na última semana em Tripoli.

Parque Nacional de Kouf

23 de fevereiro de 2010

Carlos Seixas


Contemporâneo mais novo de J. S. Bach, G. F. Händel, J. Ph. Rameau, D. Scarlatti, G. Ph. Telemann e de muitos outros mestres célebres, não gozou da longevidade daqueles, morrendo antes dos seus ilustres colegas estrangeiros e, provavelmente, também antes de poder realizar-se na plenitude das suas faculdades de criação artística.
A sua formação musical deve-a principalmente a seu pai, Francisco Vaz, organista da Sé de Coimbra.
Após ter sucedido a seu pai no cargo, Seixas mudou-se em 1720 para Lisboa onde passou a ocupar o lugar de organista da Sé.
Domenico Scarlatti desempenhava as funções de Mestre de Capela, mas não parece ter exercido influência pedagógica e estilística excessivamente profunda sobre o seu subalterno.





Cientistas criam mosquito transgénico para conter dengue


Investigadores norte-americanos e britânicos estão a criar um tipo de mosquito transgénico num esforço para conter a propagação do dengue.
O vírus que provoca o dengue propaga-se através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e não há vacina para a doença. 
Segundo especialistas, o dengue afecta até 100 milhões de pessoas por ano e ameaça mais de um terço da população mundial.
Os cientistas esperam que os machos transgénicos que estão a ser criados cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas.
Essas fêmeas têm a sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito.
O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os investigadores acreditam que o seu trabalho oferece uma alternativa segura e eficiente a insecticidas e pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças através de mosquitos, como a malária.
Anthony James, da Universidade de Califórnia - Irvine, disse: «Os actuais métodos de controlo não são eficazes o suficiente, e são urgentemente necessários novos (métodos).» «O controlo do mosquito que transmite o vírus pode reduzir significativamente a (...) mortalidade humana.»
O chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e proprietário de uma empresa de ciência aplicada, Oxitech Ltd, disse que a abordagem científica tem um foco bem específico. «A tecnologia é totalmente específica para uma espécie, já que os machos libertados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie.» «Uma outra característica atraente deste método é que (...) todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente das suas posses, poder ou grau de instrução.»
Hilary Ranson, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Liverpool, na Grã-Bretanha, disse que este trabalho científico é um grande avanço.
«Será um desafio logístico produzir e libertar um número suficiente de mosquitos machos e não vai ser barato. Mas pode ser realizado com os recursos adequados.»
Ranson disse que o dengue é uma doença ideal para ser combatida dessa maneira porque é propagada por apenas algumas poucas espécies de mosquito. Segundo a académica, seria mais difícil usar técnica semelhante no combate à malária por causa da variedade de mosquitos portadores. Diário Digital

22 de fevereiro de 2010

Festival de Jerez



Onze distritos estão sob aviso laranja devido a chuva e ventos fortes

















Onze distritos estão sob aviso laranja devido a chuva e ventos fortes. A Protecção Civil activou o Plano Especial de Cheias da Bacia do Tejo e alertou para um corte na Estrada Nacional 365, devido à subida do caudal do rio.

O Plano Especial de Cheias da Bacia do Tejo foi activado pelas 02:40h, e a EN 365 está cortada na zona de Reguengo do Alviela, no distrito de Santarém, segundo informação no site da Protecção Civil.
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje, segunda-feira, sob aviso laranja, 11 distritos e o arquipélago da Madeira, com previsão de chuva e vento forte.
Os 11 distritos são Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.
No continente, o IM assinala que a norte do rio Tejo é de esperar a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, além da queda de neve nas terras altas.
O IM colocou também sob aviso amarelo toda a costa sul continental e a costa oeste, entre os distritos de Faro e Leiria, devido à agitação marítima, podendo as ondas atingir os cinco metros de altura.
A agitação marítima levou ao encerramento das barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Lagos, Alvor, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António.
No arquipélago da Madeira, a previsão do IM para períodos de chuva e aguaceiros fracos, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora, nas zonas de montanha.
No mar, a ondulação pode atingir os cinco metros de altura.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

I like birds.eu gosto de pássaros.

Eels

 

 

 

   

I Like Birds (Eels cover) -sargeantketchup

 

 

 

 

Eels - I like Birds (Live 2005)

  

 

 

  

 

EELS I Like Birds Live 2006

 

 

 

 

 

 

Eels-I Like Birds


 

 

 

 

Eels - I Like Birds (Live)

 

 

 

 

Eels - Birds- "Vogels thanks Michelbrink."

 










I Like Birds  - mikeneerhof ****

 

 

 

 I like birds - Eels (cover)  - Jentedyre

 

I Like Birds - Eels Dmolinski

 

 

Eels - I Like Birds (Cover) - kamikazekitten16


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay