19 de abril de 2015

Esporão



FUINHA-DOS-JUNCOS 
A pequena Fuinha-dos-juncos passa despercebida entre as pastagens de erva alta, onde gosta de passear. No que toca a jogar às escondidas, não há quem lhe ganhe.
Só quando decide cantar, é que temos o privilégio de a ver na primeira fila.

11 de abril de 2015

Estas Tonne - Almada



Estas Tonné

El arte de vivir el flamenco -MALAGUEÑAS

-MALAGUEÑAS, cante levantino, proceden de los montes malagueños llamados verdiales, transformados en Fandangos o Malagueñas, Juan Breva fue el primer cantaor que dio a conocer estos estilos, como sus fandangos abandolaos que solía acompañarse con su guitarra, llamándole malagueñas, nació a últimos del siglo XIX, hizo de este cante un estilo creativo, único, para que le siguieran todos los grandes maestros del cante y cada uno creara su estilo propio, vamos a escuchar un cante por Malagueñas de Juan Breva en su pura versión, será acompañado a la guitarra por Ramón Montoya.

Malagueña










Mais de 90% de Portugal Continental em situação de seca meteorológica fraca a moderada


Mais de 90% de Portugal continental encontra-se em situação de seca meteorológica fraca a moderada e 7% do território regista uma seca severa, segundo o boletim climatológico mensal de março do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

«Em 31 de março de 2015, e segundo o índice meteorológico de seca (PDSI),verificou-se um aumento significativo da extensão e da intensidade da seca meteorológica, estando cerca de 93% do território em situação de seca fraca a moderada e cerca de 7% em situação de seca severa», refere o boletim disponibilizado pelo IPMA na quinta-feira.

Os locais onde se regista uma seca severa estão situados em Trás-os-Montes e no Alentejo.

Diário Digital / Lusa

Tico-tico No Fubá








Tico Tico no Fubá

Sounds from web

Canto canario timbrado español

6 de abril de 2015

NASA - A Week in the Life of Rain



Rain, snow, hail, ice, and every mix in between make up the precipitation that touches everyone on our planet. But precipitation doesn't fall equally in all places around the world, as seen in NASA's new animation that captures every shower, snowstorm and tropical cyclone over a six-day period in August 2014. The time lapse was created from data captured by the Global Precipitation Measurement (GPM) satellite mission, now just over a year old, which scientists are using to better understand freshwater resources, natural disasters, crop health and more.

اتاق فکر فرش دستباف ایران - Persian Carpet Think Tank‎


Sounds from web

1 de abril de 2015

El Arte de vivir el flamenco


Armazenamento de água desceu em 10 bacias hidrográficas em Março




O volume de água armazenada em março desceu em dez das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em apenas duas, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de março, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em 10.
 
Das 58 albufeiras monitorizadas, 30 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e uma tem disponibilidade inferior a 40% do volume total.
Os níveis mais elevados de armazenamento de água em março de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (97,7%), Oeste (91,1%), Mira (87,3%), do Guadiana (85,8,%), do Tejo (81,2%), do Arade (74,3%), do Cávado (71,1%), do Mondego (70,7%), do Douro (68,9%), do Sado (65,9%), do Lima (62,9%) e no Ave (56,5%).
O SNIRH indica que os armazenamentos de março de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias do Lima, Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave, Douro, Mondego e Sado.
A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Pássaro de 12 gramas sobrevoa o Atlântico sem escalas; uma das migrações mais ousadas da Terra

A mariquita-de-perna-clara, um pássaro que pesa apenas 12 gramas, está a migrar da América do Norte para a América do Sul voando sobre o Oceano Atlântico sem parar durante dois a três dias, segundo um estudo.
Pássaro de 12 gramas sobrevoa o Atlântico sem escalas; uma das migrações mais ousadas da Terra

Há 50 anos que os cientistas tentavam confirmar essa proeza. Agora, uma equipa internacional de biólogos, que publicam os resultados do seu trabalho na revista britânica Biology Letters, está convencida de ter encontrado «provas irrefutáveis».

«Esta é uma das mais longas viagens directas sobre a água registadas para um pássaro», explicou um dos autores do estudo, Bill DeLuca, em comunicado divulgado pela Universidade de Massachusetts em Amherst.

O pássaro vive geralmente nas florestas boreais do Canadá e dos EUA entre a Primavera e o Outono. Em seguida, voa para as Grandes Antilhas ou as costas ao norte da América do Sul para o seu período de hibernação.

Para obter detalhes sobre a trajectória de migração, os pesquisadores instalaram geolocalizadores em miniatura pesando 0,5 grama em 40 aves desta espécie entre Maio e Agosto de 2013: 20 partindo de Vermont e 20 da Nova Escócia (Canadá).

Usando dados recolhidos de cinco aves capturadas quando regressavam para a América do Norte, os cientistas descobriram que as mariquitas-de-perna-clara percorrem entre 2270 a 2770 quilómetros para um voo que dura entre 2,5 a 3 dias.

«Foi surpreendente acompanhar essas aves porque o próprio percurso migratório é quase impossível», afirmou DeLuca.

Os pássaros «reabastecem-se o máximo possível e, em alguns casos, chegam a dobrar de peso» para se preparar para a viagem, comentou o pesquisador Ryan Norris, da Universidade de Guelph (Canadá), citado no comunicado.

«Não há dúvida de que a mariquita-de-perna-clara realiza uma das migrações mais ousadas da Terra», acrescentou.

Pousada Lagoa dos Patos


Balão

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay