29 de junho de 2007

FAUNA EUROPEIA - Participe neste seminário!





07 Julho - Este Seminário contará com a presença dos seguintes oradores :
João Loureiro - REPRESENTANTE DO ICN
Raul Leitão - PRESIDENTE DA COM-P
Carlos Ramõa - REPRESENTANTE DA FONP
Armando Moreno - CONVIDADO ESPECIAL AAP
Paulo Maia - VICE PRESIDENTE DA COM
Participar é perguntar é esclarecer é conhecer.

The Ornithology of The Birds of Aristophanes




Utra violetas e a influência nos olhos humanos e das aves?



raios ultravioletas muito elevados
Os índices de raios ultravioletas vão atingir hoje e nos próximos dias valores muito elevados, chegando a níveis extremos em algumas zonas, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para o território português.
Para hoje são esperados valores extremos de «perigo» no interior centro do continente e na ilha da Madeira.
Nestes casos, o IM aconselha que se evite o mais possível a exposição solar, pelos menos quando a incidência for maior, ou seja entre as 12:00 e as 17:00 na Madeira e entre as 11:00 e as 16:00 no continente.
No resto do território, os índices destes raios vão estar muito elevados (entre 9 e 10) correspondendo a uma situação de cuidado, pelo qual o IM aconselha a utilização de óculos de sol, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que as crianças evitem a exposição ao sol.
Nos próximos dois dias serão atingidos valores extremos de raios ultravioletas em mais zonas do território português, nomeadamente nos Açores e Madeira e ainda no centro e sul do continente, com excepção da zona da grande Lisboa.
Para hoje o IM prevê céu limpo e subida das temperaturas máximas, contudo para sábado e domingo aguardam-se aguaceiros no norte e centro do território continental.
Diário Digital / Lusa
29-06-2007 8:10:00

28 de junho de 2007

US keeps eagle eye on national bird



Only decades after hovering on the brink of extinction, the bald eagle - the US national symbol - has been taken off the endangered and threatened species list.
From just 417 pairs in 1963, its population has climbed to an estimated 9,789 pairs in 2006 across the US, excluding Alaska and Hawaii.

By Laura Smith-Spark BBC News, Washington

Pintassilgo


27 de junho de 2007

the Spanish Timbrado -Links






The Canary Islands, which are comprised of seven islands (the nearest being 67 miles off the northwest of the African mainland), were, according to the Encyclopedia Britannica, visited by the Arabs as early as 999 for trading purposes.
During the 13th and 14th centuries, Genoese, Majorcan, Portuguese and French navigators made their way to the islands. And since the late 1400s, Spain has ruled the subtropical islands, which also became a stopping ground for the up-and-coming Christopher Columbus as a place to replenish his westward fleets.
The Spanish were so taken by the little green birds with the delightful songs that they decided to take some back and introduced them to the rest of Europe.

From there, Italy, Germany, France, Belgium, and much later on the U.S., created their own "home- grown" versions of these colorful little birds.

Canarios. Canario Timbrado Español
Spanish Timbrado Canary - Contains information on breeding and training of Spanish Timbrados.
Articles
Training the Spanish Timbrado
Training the Spanish Timbrado for a Song Contest and Show
Basics of raising Spanish Timbrados
Timbrado Floreado Song
Mavilia
The Song Canary
Spanish Timbrado Canary, Family: Fringillidae, Serinus canaria
Timbrados
Timbrados
Home Page
timbrado : The Spanish Timbrado Fancier
קנרים
Spanish Timbrado - Canary Preservation, Judging and Showing
timbrados
Canary - Spanish Timbrado :: Pets site : Pets information
The Spanish Timbrado Society of the Netherlands!
The Spanish Timbrado Society of Bocholt, Belgium!
This is an article written by Paul R. Scandlyn on training
Associació Timbrat Alboraia
Canarios
F.O.C.D.E
ASOCIACION ORNITOLOGICA PROVINCIAL DE VALENCIA
Cria y reproduccion del canario, su alimentacion y alojamiento ...
Artículos
élevage de canari timbrado, merveilleux chanteur - Mon élevage d
canariotimbradoespanhol
http://canarichantclub.ifrance.com/Le%20timbrado.htm
preparacion de los jovenes pajaros para el canto.
FOCDE -Federacion Ornitológica Cultural Deportiva Española
Los Canarios.
Timbrado
Associazione Fiorentina Ornitologica
Frammenti di Natura - CANARINI DA CANTO

Breeding Firefinch


Participe



26 de junho de 2007

Nicola - Hoje é o dia.




Hoje é o dia que dou os parabéns a Empresa Nicola, pelo seu passatempo subtil que passa nas mãos de quem bebe café. Uma ideia original positiva, pedagógica.
Gosto da campanha não fique ai a dormir.
Portanto cuide dos seus animais sejam elas aves ou não.
Vá de férias e pense neles.
Abandonar é estar a dormir na vida.


Flamenco en Portugal



A EDP – Energias de Portugal vai criar um fundo para financiar projectos terceiros de promoção e recuperação da biodiversidade

EDP cria fundo para projectos que promovam biodiversidade

A EDP – Energias de Portugal vai criar um fundo para financiar projectos terceiros de promoção e recuperação da biodiversidade.
A eléctrica presidida por António Mexia assinou na segunda-feira um protocolo de parceria com o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, liderado por João Rosmaninho de Menezes.

«O conselho de administração executivo da EDP aprovou a política de biodiversidade para o grupo, assumindo um conjunto de compromissos, de modo a contribuir para um balanço positivo na redução dos impactes das actividades da EDP na biodiversidade, até 2010», explica a eléctrica em comunicado. Com base na definição destes objectivos a EDP salienta que pretende ter «um papel activo e positivo na conservação e promoção da biodiversidade».

O Fundo EDP para a Biodiversidade é um instrumento de gestão constituído por uma verba fixada anualmente, com vista a ser utilizado no financiamento de projectos associados à promoção e recuperação da biodiversidade, desenvolvidos por entidades terceiras.
Por seu lado, a parceria com o ICNB, que será desenvolvida a partir do memorando de entendimento assinado, visa a realização de iniciativas de promoção e conservação da biodiversidade.
«Esta parceria concretiza-se, desde já, com a assinatura de dois protocolos de cooperação: implementação de um plano de recuperação de emergência de espécies de aves rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional e implementação de um plano de melhoria do estado de conservação dos peixes migradores e dos seus habitats, entre a foz e o aproveitamento hidroeléctrico de Penide, no Rio Cavado».
26-06-2007 0:44:42

O que são Aves Rupícolas

25 de junho de 2007

Spanish Timbrado Training Entrenamiento Canario Timbrado

Natureza versus Natureza





A Associação Portuguesa de Falcoaria foi fundada em 1991. Representa em Portugal os cetreiros portugueses e no estrangeiro a cetraria nacional. É membro da «International Association for Falconry and Conservation of Birds of Prey; www.i-a-f.org » organização que reúne mais de 40 associações de falcoaria em ...

Memórias

Ponto Cruz -Bird Bonanza




American Singer CanaryThe many colors and songs of the American Singer Canary makes it a beloved pet in many homes throughout the world. Bred in the 1930s from Great Britain's Border Canary and the German Roller, this happy little bird is pleasing to both the eye and the ear.
....Birds represent nature at its best. Discovering a nest just outside a window can be a delight that will have us riveted for hours, watching the pair as they prepare a nest, guard their eggs, and raise their young.
Admiration for birds gives way to a flight of fancy with this week's new designs. See how the fantastic plumage of colorful tropical birds is represented in the texture of thread. You'll find designs that are perfect for bird lovers of all ages, for dressing up totes, garments, and even kitchen and dining room decor for a tropical-themed party....

logotipo


O canário -Katherine Mansfield


... Você vê aquele grande prego à direita da porta da frente? Dificilmente olho para ele, mesmo agora, e até hoje não tive vontade de arrancá-lo. Gostaria de pensar que ele fosse permanecer ali, mesmo depois de mim. Às vezes imagino as pessoas no futuro a dizerem: "Deve ter havido uma gaiola pendurada ali." E isso conforta-me; sinto que ele não está inteiramente esquecido.... Você não pode avaliar como era maravilhoso o seu canto: não .cantava como os outros canários. E isto não é apenas fantasia minha. De minha janela, eu costumava ver as pessoas pararem em frente ao portão, para ouvir melhor, ou encostarem-se na cerca perto da falsa-laranjeira, um bocado de tempo, emocionadas. Suponho que você vá achar isso um absurdo — não acharia se o tivesse ouvido cantar —, mas parecia, realmente, que ele cantava as canções completas, com começo e fim.... Por exemplo: à tarde, quando eu terminava o serviço, mudava de blusa e trazia minha costura para a varanda, ele costumava pular de um poleiro para o outro, bater contra as grades da gaiola, como se fosse para atrair minha atenção, bebia um gole d'água, tal como o faria um cantor, e punha-se a executar uma canção tão afinada que eu tinha de largar a agulha para ouvi-lo. Não sou capaz de descrevê-lo; bem que gostaria. Era sempre igual, toda tarde, e eu sentia que compreendia cada nota emitida.... Eu o amava. Como eu o amava! Talvez não importe muito que coisa amamos neste mundo. Mas devemos amar alguma coisa. É claro, eu tinha minha casinha e o jardim, mas, por algumas razões, não era o bastante. Flores são maravilhosas, mas não sabem demonstrar simpatia. Naquela ocasião eu amava a Estrela Dalva. Isto lhe parece uma tolice? Eu tinha o costume de ir para o jardim, depois do pôr-do-sol, e esperá-la até que brilhasse por cima do eucalipto escuro. Eu costumava murmurar: "Aí está você, minha querida." E exatamente nesse instante ela parecia brilhar só para mim. Ela parecia compreender isso... alguma coisa que é como um anseio, mas não é um anseio. Ou lamento — sim, é mais parecido com lamento. E, no entanto, lamento por quê? Eu tenho tantos motivos para ser grata!... Mas depois que ele entrou em minha vida, esqueci a Estrela Dalva; não precisei mais dela. Mas foi estranho. Quando o chinês chegou à minha porta vendendo pássaros, ele, em sua pequena gaiola, em vez de se debater contra as grades, como aqueles pobres pintassilgos, soltou um trinado fraco e curto, e eu me vi dizendo, como havia dito para a estrela por cima do eucalipto: "Aí está você, meu querido." Desde aquele momento, ele foi meu.... Até hoje me surpreendo, quando me lembro de como ele e eu partilhávamos nossas vidas. Na hora em que eu descia, pela manhã, e retirava a toalha que cobria sua gaiola, ele saudava-me com uma notinha sonolenta. Sentia que ele queria dizer: "Tia! Tia!" Então, pendurava a gaiola no prego do lado de fora, enquanto servia o café aos meus três rapazes, e nunca o levava de volta para dentro enquanto não tínhamos a casa só para nós dois. Depois, enquanto eu lavava a louça, era uma diversão completa. Eu abria um jornal sobre um canto da mesa e, logo depois que eu punha a gaiola sobre o jornal, ele costumava bater as asas desesperadamente, como se não soubesse o que ia acontecer. "Você é um perfeito ator", eu gostava de dizer-lhe com ar de zangada. Eu raspava o fundo da gaiola, espalhava areia em cima, renovava a água e o alpiste das latinhas, espetava um pedaço de couve e meia pimenta malagueta na grade. Tenho plena certeza de que ele compreendia e apreciava cada item dessa pequena operação. Sabe, ele era por natureza muito asseado. Nunca havia uma sujeira em seu poleiro. E era preciso ver como gostava de se banhar, para se perceber que ele tinha verdadeira paixão por limpeza. Sua banheira era colocada por último; no mesmo instante ele pulava nela. Primeiro batia uma asa, depois a outra; então, mergulhava a cabeça e umedecia as penas do peito. Gotas d'água espalhavam-se por toda a cozinha, mas ele ainda não queria parar. Eu costumava dizer-lhe: "Agora basta. Você está apenas se exibindo." E por fim ele pulava para fora e, de pé sobre uma das pernas, começava a se bicar para enxugar-se. Finalmente sacudia-se, dava uma pirueta, um gorjeio, levantava a cabeça e... Ah! como dói lembrar. Nessa hora eu estava sempre enxugando as facas e quase me convencia de que elas também cantavam quando eu as esfregava para brilharem em cima da tábua.... Companhia! É isso, veja, isso é o que ele era. Uma companhia perfeita. Se você algum dia viveu só, compreenderá o quanto isto é precioso. É verdade que havia meus três rapazes, que chegavam para o jantar todas as tardes e algumas vezes ficavam na sala, lendo o jornal. Mas eu não podia esperar que eles se interessassem pelas pequenas coisas corriqueiras do meu dia-a-dia. Por que se interessariam? Eu nada era para eles. Na verdade, eu os ouvira certa vez na escada referindo-se a mim como "O espantalho". Não importa. Não tem importância. Eu entendo muito bem. Eles são jovens. Por que haveria eu de ficar ressentida? Mas lembro-me de me sentir grata por não estar inteiramente só, naquela noite. Eu lhe disse, depois que os rapazes tinham ido embora. Eu lhe disse: "Você sabe de que nome eles chamam a Tia?" E ele deixou cair a cabeça para um lado e olhou-me com seu olhinho brilhante até que eu não pude conter o riso. Aquilo pareceu diverti-lo.... Você já criou pássaros? Se não, tudo isto vai talvez parecer-lhe exagerado. As pessoas têm idéia de que os pássaros são seres sem coração, pequenas criaturas frias, ao contrário de cães e gatos: Minha lavadeira costumava dizer, nas segundas-feiras, quando queria saber por que eu não criava "um bonito fox-terrier": "Ter um canário não traz conforto, senhora." Não é verdade. É um grande engano. Lembro-me de uma noite. Eu tinha tido um sonho horrível — os sonhos podem ser muito cruéis — do qual, mesmo depois de acordada, não podia livrar-me. Então, vesti minha camisola e desci à cozinha, para tomar um copo d'água. Era uma noite de inverno e chovia forte. Acho que eu estava ainda meio adormecida. Pela janela da cozinha, que não tinha veneziana, a escuridão parecia estar olhando fixamente para dentro, espionando. E de repente senti que era insuportável não ter alguém a quem pudesse dizer: "Tive um sonho tão horrível" — ou "Defenda-me da escuridão." Até mesmo cobri meu rosto, por um momento. Então veio o agradável som "Psiu! Psiu!" A gaiola estava em cima da mesa, e o pano que a cobria havia escorregado, deixando uma fenda, por onde entrava um raio de luz. "Psiu, psiu!" — disse o encantador bichinho outra vez, docemente, como para dizer "Estou aqui, Tia! Estou aqui!" Aquilo soou tão agradável e confortante para mim, que quase chorei.... E agora ele se foi. Nunca mais terei um outro pássaro, nem qualquer outro animal de estimação. Como poderia ter? Quando o encontrei, deitado de costas, os olhos turvos, as patinhas retorcidas, quando percebi que nunca mais ouviria seu canto tão querido, alguma coisa pareceu morrer em mim. Meu coração ficou vazio, como se fosse a gaiola dele. Eu hei de superar isso. É claro. Preciso fazê-lo. Com o tempo as pessoas se recuperam de qualquer coisa. Dizem que eu sempre estou bem-disposta, e têm razão. Graças a Deus, estou.... Contudo, sem ser mórbida e mexendo nas lembranças, devo confessar que vejo nisto alguma coisa de triste na vida. Não me refiro à tristeza que todos nós conhecemos, como a doença, a pobreza e a morte. Não, é algo diferente. É lá no fundo, bem no fundo, faz parte da gente, como a respiração. Por mais que trabalhe, por mais que me canse, basta parar para sentir que essa coisa está lá, esperando. Muitas vezes eu me pergunto se todo mundo sente do mesmo jeito. Nunca se pode saber. Mas não é extraordinário que dentro de seu canto alegre, doce, tudo o que eu ouvia era: tristeza? ah, o que é isto?



I believe the greatest failing of all is to be frightened - Katherine Mansfield

no coments


The Miner’s Canary




Lani Guinier and Gerald Torres consider how blacks’ own perceptions of their plight might lead to a new political movement. In The Miner’s Canary, Guinier and Torres argue that rather than internalize their social dysfunction as being their ‘own fault,’ many blacks have developed a critical perspective on ‘the system.’ Refusing to accept the mythology of the American Dream–‘that those who succeed or fail invariably do so according to their individual merit’–blacks ‘appreciate the necessity and efficacy of collective political struggle’...Guinier and Torres announce a bold agenda: ‘to use the experiences of people of color as the basis for fundamental social change that will benefit not only blacks and Hispanics but other disadvantaged social groups.”– James Forman, Jr., Washington Post

24 de junho de 2007

Ouvir,escutar,e preservar o canto




Preservar e dar a conhecer o nosso canto a todos em vários cantos do Pais e
Internacionalmente. Assim o fez a Antena 2 e os Ceifeiros de Cuba.
Com mote final . Passaradas .Mas no final " só o pardal é que fica" ou um granito na asa também aquece a voz de quem gosta de ouvir e cantar, o que anónimos quiseram dar a cada região de Portugal. Parabéns aos Ceifeiros de Cuba e a quem os apresentou. Bom trabalho Antena dois!


OLHA O PASSARINHO
Chega a Primavera,
Canta a cotovia,
Melros e pardai,
Cantam nos choupais,

Ao romper do dia!
Olha o passarinho,
Que bem que ele canta!

Quando está cantando,
Parece que tem,
Uma guitarra na garganta!

Olha o rouxinol,
Vai fazer o ninho,
E canta sem medo

Dentro do balsedo,
Olha o passarinho!
Como os passarinhos,

Quem me dera ser,
Que triste ou contente,
Cantam docemente
Sempre até morrer!
Olha o passarinho,
Que bem que ele canta!







































































































Treino do canário timbrado Espanhol/Entrenamiento del canto


Em Beja este domingo










A Associação Cantinho dos Animais de Beja (ACAB) promove este domingo, 24, no Parque da Cidade, uma Feira de Adopção de cães.A iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal de Beja, da Associação de Ornitologia do Baixo Alentejo (AOBA) e do Regimento de Infantaria 3, que cedeu uma tenda para a realização do evento.Deste modo, todos os interessados poderão, entre as 10h00 e as 18h00 de domingo, visitar o Parque da Cidade de Beja e, quem sabe, “adoptar” um dos 20 cães em exposição nas gaiolas cedidas pela AOBA. Recorde-se que em Novembro de 2006, a capital de distrito já tinha recebido um certame semelhante, que redundou, segundo a ACAB, num “grande sucesso”.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay