28 de novembro de 2008

Grupo Coral Alentejano "Os Amigos do Barreiro"




O galo quando canta é dia

O historial do nosso Grupo , nos cerca de 30 anos que já leva de vida, é extenso e está alicerçado, em boa parte, num conjunto de cidadãos que amam a sua terra e a sua cidade, onde vivem há muito e à qual deram os melhores anos da sua vida.
A maior parte de nós trabalhou ou trabalha ainda, nas fábricas e empresas do sector industrial do concelho do Barreiro e limítrofes, em especial na Siderurgia Nacional, na antiga CUF, na Quimigal e no sector ferroviário, num trabalho quase sempre efectuado por turnos que nunca impediu ou reduziu a nossa dedicação ao cante, como actividade cultural que consideramos tão relevante.
Este conjunto de cidadãos que se constituiu no Grupo Coral do Barreiro é um dos mais respeitados e admirados entre os Grupos que cantam o Alentejo, devido ao seu saber, à qualidade do seu cante, à extensão do seu repertório e à permanente disponibilidade para apresentar a sua arte
Mas este Grupo tem sido também, verdadeiramente, uma embaixada cultural da Cidade , em todo o País, e através da televisão.
Na sua vertente artística o Grupo Coral os “Amigos do Barreiro” tem adoptado uma atitude de defesa intransigente do cancioneiro tradicional alentejano , sem cedência a facilitismos, preservando o melhor desse cancioneiro.
O nosso Grupo Coral tem, assim, um repertório assente nos valores mais genuínos do “cante ”, sendo hoje, considerado por muitos músicos e etnomusicólogos como um dos grupos de referência do “cante” alentejano, apesar de residir fora do Alentejo. O facto de os membros do Grupo serem originários de mais de uma dezena de concelhos do Sul, não tem diminuído a riqueza melódica e diversificada do “cante”, mantendo a autenticidade de cada moda do cancioneiro. O “ cante ”, como se sabe, tem peculiaridades de região para região – o “cante” da “margem esquerda” , do “Campo Branco” (Castro Verde, Aljustrel e Almodôvar), das “terras do Barro” (Ferreira, Cuba, Beja, etc), do “Alto Alentejo” - mas o Grupo Coral “Amigos do Barreiro” tem cultivado esse “cante” diversificado, mantendo as características das “modas” de cada Região.
O seu repertório alarga-se, hoje, por mais de oito dezenas de “modas ”, estando em condições de, em cada momento, cantar cada uma delas em público.
Desde a sua fundação o Grupo Coral efectuou três registos de som , reproduzindo 36 modas em três “ cassetes ”, edições há muito esgotadas, e reeditou em CD, em 2004 , um trabalho com o melhor daqueles registos.

TEMPORADA DE CONCERTOS ANTENA 2 / IFP




De lege agraria nova


Protecção de aves estepárias e da águia-de-Bonelli
Comissão Europeia arquiva processo contra Portugal relativo à conservação da natureza .

A Comissão Europeia arquivou um processo por infracção em matéria de conservação da natureza em Portugal, foi hoje anunciado. Bruxelas diz que Lisboa “já tomou medidas suficientes” para a protecção das aves estepárias e da águia-de-Bonelli.
Segundo um comunicado de Bruxelas, a Comissão tinha há muito a decorrer um procedimento de infracção contra Portugal por “inobservância do previsto nas Directivas Habitats e Aves relativamente à designação de zonas de protecção”.“
Regozijo-me com as medidas importantes tomadas por Portugal no tocante à designação de zonas de protecção de aves selvagens”, comentou o comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas.
A Directiva Aves impõe aos Estados membros a designação de sítios de protecção das espécies de aves selvagens ameaçadas.
Mas, no entender da Comissão, Portugal não tinha designado a protecção de uma área suficiente para a conservação das aves estepárias – como a abetarda (Otis tarda), sisão (Tetrax tetrax) e o peneireiro-das-torres (Falco naumanni -, cujas populações entraram em declínio devido às alterações do uso dos solos.
Estas aves vivem em zonas agrícolas abertas, sem árvores e com pluviosidade reduzida.
Em 1999, Bruxelas recorreu ao Tribunal de Justiça contra Portugal devido às “insuficiências” detectadas na designação de zonas de protecção especial. O processo foi suspenso depois de “alguns progressos”. “Reexaminada a situação, verificou-se que o Estado membro teria de melhorar a protecção das aves estepárias, tendo a Comissão reaberto o processo”, escreve Bruxelas em comunicado.
Em Fevereiro deste ano, Portugal designou oito novas zonas de protecção especial para as aves estepárias – Vila Fernando, Veiros, São Vicente, Piçarras, Monforte, Reguengos, Évora e Cuba/Alvito, seguindo-se a Torre da Bolsa em Outubro – e aprovou duas zonas novas de protecção especial para a águia-de-Bonelli (Monchique e Caldeirão).
“Ainda terão de prosseguir as negociações relativas a algumas zonas de protecção, mas a Comissão considerou que, em face destes importantes avanços, o processo de infracção podia ser arquivado”.
As espécies em causa:
Peneireiro-das-torres: esta espécie que nidifica em Portugal tem uma distribuição muito localizada, no Alentejo interior. Até aos anos 30 e 40, a ave era bastante comum no Alentejo;
O último censo, realizado em 2001, revelou a existência de cerca de 270 casais distribuídos por 31 locais de nidificação. Oitenta por cento da população está concentrada na Zona de Protecção Especial de Castro Verde e do Vale do Guadiana.
Águia-de-Bonelli: em 2000, a população nacional foi estimada em 77-80 casais. Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, à excepção das serras do sudoeste e Baixo Guadiana - onde as populações estão a aumentar - a população no país estava em ligeiro declínio nas bacias do Douro, Tejo e Sado.
Nos últimos 15 anos desapareceram 15 casais.
Abetarda: a espécie, monitorizada desde 1980, tem uma população avaliada em 1150 indivíduos (dados de 2002). A área de ocorrência da abetarda está a diminuir, com a extinção de oito dos 17 núcleos reprodutores conhecidos na década de 80.
Como ameaças contam-se a intensificação da agricultura, a florestação de terras agrícolas e o sobrepastoreio.
Para agravar o quadro, a espécie tem uma reduzida capacidade de colonização de novas áreas.
Sisão: Estima-se a população em cerca de dez mil indivíduos, 2400 dos quais em Castro Verde. Nos últimos 10 anos, a espécie sofreu um declínio devido à intensificação da agricultura e à redução da área de poisio disponível.
O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal admite que a tendência de regressão não deverá ser alterada nos próximos anos devido à evolução da agricultura no Alentejo.

El arte de vivir el Flamenco

Flamenco
Organiza: Tertulia Flamenca "VIEJO AGUJETAS"


Calle Ar ARGÜELLES
2 ROTA (CÁDIZ)




VIERNES 28 DE NOVIEMBRE
2008 NUEVE Y MEDIA DE LA TARDE (9 horas)

CUADRO FLAMENCO DE JUNKO HAGIWARA,DE IBARAKI (JAPÓN) PRESENTA BERNARDO CALA DE TV COSTA DE LA LUZ


ENTRADAS GRATUITAS







27 de novembro de 2008

Bruxelas alerta para água potável imprópria para consumo



A Comissão Europeia voltou a alertar de que há zonas em Portugal em que a água da rede pública não é segura para consumo humano. Bruxelas dá um prazo de dois meses a Lisboa para apresentar uma justificação pelo incumprimento das regras, sob pena da aplicação de multas.


Quase oito anos depois da entrada em vigor das normas da União Europeia, Bruxelas diz que a água potável em Portugal continua a não ser segura para consumo humano em muitos locais, apesar de não adiantar quais.
Há três anos, o Tribunal de Justiça comunitário avisava Portugal, pela primeira vez, de que a água potável infringia as regras por não cumprir sete dos requisitos impostos pela directiva da água.
Entre as falhas apontadas por Bruxelas está a existência de bactérias, bem como níveis irregulares de alumínio e ferro.
O comissário responsável pelo Ambiente considera inaceitável que, passado tanto tempo, Portugal não garanta ainda a segurança da água potável em todo o país, alertando para a ameaça da saúde humana caso o problema subsista.
Deste modo, Portugal tem dois meses para apresentar uma justificação à CE; caso contrário, Bruxelas pode pedir ao Tribunal de Justiça a aplicação de multas por cada dia em que o incumprimento persista.
Ouvido pela TSF, Francisco Ferreira, da Quercus, admitiu que o problema da água potável imprópria para consumo deverá residir no Interior Centro e Norte, afectando cerca de 200 mil pessoas.
Por seu lado, o Ministério do Ambiente remeteu qualquer esclarecimento para um comunicado que deverá ser emitido ainda hoje.

AVIXIRA 2008




26 de novembro de 2008

Rui Reininho edita em Dezembro «Companhia das Índias»


Rui Reininho, vocalista dos GNR, edita em Dezembro o álbum «Companhia das Índias», a primeira aventura a solo, na qual arrisca tudo e assume novas personagens, todas menos a do «crooner».
«Companhia das Índias», que sairá a 09 de Dezembro, apresenta 13 temas, a maioria com letras de Rui Reininho e música composta por vários convidados, entre os quais Paulo Furtado, Alexandre Soares, Slimmy, Rodrigo Leão e Armando Teixeira, que produziu o álbum.

No alinhamento entram ainda duas versões, de «Bem Bom», das Doce, e «Faz parte do meu show», do brasileiro Cazuza.
Em entrevista à agência Lusa, Rui Reininho disse que partiu para este trabalho, o primeiro a solo aos 53 anos, com o espírito de arriscar tudo e à espera de que aconteçam «coisas inesperadas».
«Nada disto tem a ver com o passado, a não ser eu próprio. Falo de coisas que têm a ver com o passado, mas utilizo quase tudo e faço reciclagem«, disse Rui Reininho.
O músico recusa a ideia de que as letras que escreveu são poesia, mas é indiscutível a marca da »lírica« de Rui Reininho, em temas como »Dr. Optimista«, »Yoko Mono«, »Turbina & Moça« e »Laika Virgem«.Companhia das Índias» tem »o mínimo de autobiografia« e apresenta Rui Reininho na pele de várias personagens: é ilusionista, cartomante, mestre de espionagem, músico camuflado. Nada é o que parece, mas o cantor diz que não se escondeu atrás da voz.
«Foi uma surpresa interessante. Já me disseram `eh pá parece que estás com a voz dos primeiros discos [dos GNR], pareces o Reininho dos [anos] oitenta´.
Felizmente não estou escondido atrás da voz. Em certas fases da minha vida senti» [que isso acontecia], admitiu o músico, que diz ter deixado para trás a fase da «angústia interior».
Sem ter perdido ainda a capacidade de se rir de si próprio, Rui Reininho tentou escapar, neste projecto, à imagem de um «crooner» da pop portuguesa.
«Não é uma área em que me quisesse meter e me sinta à vontade«. Isso é bem feito por alguns mestres da pop. O Rod Stewart não faz outra coisa, estar ali com biquinis e raparigas com salto alto... eu gosto delas baixinhas», disse entre risos.
Com «Companhia das Índias», Rui Reininho quis fazer um disco «competente» e agradece sobretudo aos músicos com quem trabalhou.
«Já viu a sorte que é eu estar a interpretar coisas de pessoas, algumas de encomenda, outras que tinham coisas na gaveta...Foram completamente solidários e desinteressados em termos dos chamados dólares», disse.
Rui Reininho irá apresentar o álbum a 03 de Dezembro no Cinema São Jorge, em Lisboa, no âmbito do Super Bock em Stock
, e espera ter em 2009 «um ano muito feliz» com espectáculos mais pequenos e intimistas, na companhia de um grupo de músicos que cabe num táxi.
À sua espera deverá ter um público de «gente civilizada, simpática»: «Espero que seja gente disponível. O que eu queria fazer disto é que aconteçam outra vez coisas inesperadas».
Diário Digital / Lusa

Santarém Capital do Gótico - Portugal- Avisan 2008


Pedro G. Prata
El arte gótico es un estilo que se desarrolló en Europa occidental durante los últimos siglos de la Edad Media, desde mediados del siglo XII hasta la implantación del Renacimiento (siglo XV para Italia, y bien entrado el siglo XVI en los lugares donde el gótico pervivió más tiempo).

Se trata de un amplio período artístico, que surge en el norte de Francia y se expande por todo Occidente. Según los países y las regiones se desarrolla en momentos cronológicos diversos, ofreciendo en su amplio desarrollo diferenciaciones profundas: más puro en Francia (siendo bien distinto el de París y el de Provenza), más horizontal y cercano a la tradición clásica en Italia (aunque al norte se acoge uno de los ejemplos más paradigmáticos, como la catedral de Milán), con peculiaridades locales en Flandes, Alemania, Inglaterra, Castilla y Aragón.

O gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitectura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.A arquitectura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.

Gothic art was a Medieval art movement that lasted about 200 years. It began in France out of the Romanesque period in the mid-12th century, concurrent with Gothic architecture found in Cathedrals. By the late 14th century, it had evolved towards a more secular and natural style known as International Gothic, which continued until the late 15th century, where it evolved into Renaissance art. The primary Gothic art mediums were sculpture, panel painting, stained glass, fresco and illuminated manuscript.
Gothic art told a narrative story through pictures, both Christian and secular.
The earliest Gothic art was Christian sculptures, born on the walls of Cathedrals and abbeys. Christian art was often typological in nature (see Medieval allegory), showing the stories of the New Testament and the Old Testament side by side. Saints' lives were often depicted. Images of the Virgin Mary changed from the Byzantine iconic form to a more human and affectionate mother, cuddling her infant, swaying from her hip, and showing the refined manners of a well-born aristocratic courtly lady.
Secular art came in to its own during this period with the rise of cities, foundation of universities, increasing trade, a money-based economy and a bourgeois class who could afford to patronize the arts and commission works resulting in a proliferation of paintings and illuminated manuscripts. Increased literacy and a growing body of secular vernacular literature encouraged the representation of secular themes in art. With the growth of cities, trade guilds were formed and artists were often required to be members of a painters' guild—as a result, because of better record keeping, more artists are known to us by name in this period than any previous, some artists were even so bold as to sign their names.

Aves e Animais de Companhia no Cnema de 28 de Novembro a 1 de Dezembro




Emissões com efeito de estufa continuam a crescer


Os gases com efeito de estufa continuaram a aumentar na atmosfera em 2007, tendo as concentrações de dióxido de carbono atingindo níveis recorde nesse ano, indica o último relatório distribuído pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
O boletim informativo da OMM indica que as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera alcançaram níveis máximos no ano passado.
Os dados científicos mostram que o dióxido de carbono atingiu 383,1 partes por milhão, um aumento de 0,5 por cento em relação a 2006.
As concentrações de nitrogénio de carbono também alcançaram níveis recordes em 2007 e foram 0,25 por cento maiores que no ano anterior.
O metano cresceu 0,34 por cento, alcançando o maior valor já calculado até hoje, salientam os dados da OMM.

O crescimento do metano entre 2006 e 2007 foi o maior aumento anual registado desde 1998 e, apesar de os especialistas da OMM não quererem fazer ainda uma avaliação sobre este tema, alertam sobre a possível nocividade deste gas.
A OMM calcula que o total de gases com efeito estufa na atmosfera tenha aumentado 1,06 por cento em 2007 em relação a 2006, um aumento de 24,2 por cento em comparação a 1990, considerado ano de referência.
A organização internacional conta com uma rede de observatórios repartidos em 65 países que lhe permite avaliar os gases com efeito de estufa que foram emitidos.
Estes gases, que são a principal causa do aquecimento global, são provocados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e pela destruição da massa florestal.
Diário Digital / Lusa

25 de novembro de 2008

Dentro da associação dos vizinhos da Morana - Huelva 2008





Ao encontro da associação dos vizinhos a Morana - Huelva

Muchas Gracias Huelva


GRACIAS MORANA !

Lo hotel los Condes - Huelva 2008


Simpático e decorado com umas pinturas, sobre o tema as aves, os Condes de Huelva estão de Parabéns.

Huelva 2008



Huelva a sua simpatia e a sua hospitalidade. Lo hotel los condes

Artigo científico



Idioma principal do documento: Português
Idioma secundário do documento: Inglês
Resumo em Português: O experimento foi realizado para determinar, nível ótimo de PB que permita a manutenção saudável de canários mantidos em cativeiros, utilizando dietas com níveis crescentes de proteína (12%,15% e 18% na matéria natural, MN) combinados com três níveis de energia metabolizável (2700, 2850 e 3000 kcal/kg na MN).
Foram utilizados 54 pássaros (Serinus canaria) distribuídos ao acaso em nove tratamentos (três níveis protéicos e três níveis energéticos), 18 unidades experimentais, quatro períodos experimentais e oito repetições, de acordo com o delineamento de blocos incompletos balanceados. As variaveis avaliadas foram: consumo diário (MS e PB); coeficientes de digestibilidade da MS y balanço de nitrogênio das dietas testadas. Para comparar os efeitos dos níveis de proteína, de energia metabolizável e as respectivas interações sobre as variaveis estudadas, foi utilizado o teste t de Student (diferença mínima significativa, dms). Os resultados obtidos neste experimento permitem concluir que: canários em manutenção necessitam de dietas com 15% de PB para atender as exigências neste estágio fisiológico, com concentrações energéticas aproximadamente de 2850 kcal/kg.
Palavras-chave em Português: Alimentação, Balanço de nitrogênio, Consumo, Energia, Mantença, Passeriformes.
Resumo em Inglês: This assay was accomplished to determine the optimum level of crude protein for the canary maintenance using diets with increasing protein levels (12%, 15% e 18% in natural matter, NM) combined with three levels of metabolizable energy (2700, 2850 and 3000 kcal/kg of undried matter). Fifty four birds (Serinus canaria) were distributed at random in nine treatments (three level of protein and three level of energy), 18 experimental units, with four experimental periods, eight repetitions, as a balanced incomplete block design. The studied variables were: average daily intake of DM and CP, DM digestibility and nitrogen balance. Was used the Student t test (lsd) to compare the effects of protein and metabolizable energy levels and its interactions. The results obtained showed that maintenance needs a intake of 15% CP in diets with 2850 kcal/kg.
Palavras-chave em Inglês: Feeding, Nitrogen balance, Intake, Energy, Maintenance, Passeriformes.

Procura o Pavilhão do Cevadeiro- Avixira2008




Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay