28 de novembro de 2014

Campeonato Nacional de Ornigologia - 2014



Longines

Campeonato Mundial de Ornitologia -2015


Longines

Katrin Endrikat


Katrin Endrikat

no comments

Em Castro Verde no Domingo a não perder...





Viola da Terra

Spanish timbrado Canary bird


Pedro Boavida

Cante Alentejano




A nomeação portuguesa foi considerada “exemplar” pelo órgão de avaliação da UNESCO – o chamado “corpo subsidiário” – cujos membros se declararam “unânimes sobre a qualidade desta candidatura”.

Portugal foi convidado a “intervir para partilhar a sua alegria” e 21 membros do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, todos homens, surgiram em palco nos seus trajos rurais, chapéus pretos e cajados, e cantaram , durante breves minutos, a canção Alentejo, Alentejo. Telemóveis e tablets despontaram um pouco por toda a grande sala da UNESCO, para registar o momento.

O cante é a terceira nomeação portuguesa a ser consagrada internacionalmente pela UNESCO, depois do fado em 2011, e da dieta mediterrânica em 2013 (uma candidatura apresentada em conjunto com Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia). A lista representativa do património cultural imaterial da humanidade existe desde 2008 e nesta reunião os delegados têm de analisar 46 candidaturas.

“É de salientar a importância destas duas candidaturas, a do fado e esta”, disse ao PÚBLICO o cantor Vitorino, presente na sede da UNESCO, em Paris. “O fado é muito solitário e individual. O cante é uma expressão colectiva – ele implica entre 18 e 30 vozes. É inclusiva. É muito atenta ao movimento social.” O cantor, que tem inscrito o cante no seu trabalho musical, acredita que o reconhecimento do mesmo como património da humanidade “vai eternizá-lo”.

Publico / Kathleen Gomes

27 de novembro de 2014

Sounds from web

Cante Alentejano



A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade só vai ser apreciada pela UNESCO na quinta-feira, disse esta quarta-feira à agência Lusa a directora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A responsável indicou que já encerraram os trabalhos desta quarta-feira do comité intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). "Os trabalhos só vão ser retomados na quinta-feira de manhã", explicou Ana Paula Amendoeira, que se encontra em Paris, a acompanhar a reunião.

O cante alentejano é uma das 46 candidaturas, submetidas por vários países, à inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, na reunião que está a decorrer, desde segunda-feira, na capital francesa.

Trata-se da 9.ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a qual decorre até sexta-feira.

O reinício dos trabalhos desta reunião ficou agendado para as 09h30 de quinta-feira, hora francesa (08h30 em Portugal continental).

26 de novembro de 2014

Spanish timbrado canary bird

no comments

A não perder....

http://www.cnema.pt/
Centro Nacional de Exposições 

A não perder...


A não perder....


A não perder....


A não perder...........

http://cot-tondela.blogspot.pt/

A não perder.......

www.freamunde.com

A não perder....


A não perder....

http://www.cm-castroverde.pt/pt/menu/7/o-concelho.aspx
O que pode conhecer em Castro Verde

Siringe

A siringe é um órgão presente nas aves, responsável pela produção e emissão de sons. Localiza-se na extremidade terminal da traqueia e porções iniciais dos dois brônquios primários. As aves que emitem sons provocados pela siringe (canto) são denominadas aves canoras. A siringe é formada pela parte final da traqueia e pelo início dos brônquios primários. As cartilagens traqueais da siringe são firmes, enquanto as cartilagens brônquicas são bem deficientes, embora uma curta barra vertical (pessulo) separe as aberturas brônquicas. As paredes lateral e medial dos brônquios são membranosas e produzem sons quando sujeitas a vibrações. O pato e o cisne machos possuem uma ampola óssea (supostamente uma caixa de ressonância) na face esquerda da siringe



La siringe es el órgano vocal de las aves. Se ubica en la base de la tráquea, y produce sonidos complejos sin las cuerdas vocales que tienen los mamíferos. Los sonidos se producen por vibraciones en las paredes de la siringe o por la vibración del aire que pasa por la siringe.
Solamente las aves y los cocodrilos tienen este órgano especializado y les permite a muchas especies (como los loros, los estorninos, los cuervos, los arrendajos, las urracas, etc.) imitar la voz humana.
Puesto que la siringe se ubica donde la tráquea se bifurca para formar los bronquios, más profundo que la laringe mamífero, muchos pájaros cantores pueden producir dos sonidos o más simultáneamente. El aparato respiratorio tiene sobre todo diferencias entre mamíferos y aves. Los que sólo se encuentran en las aves son los senos infraorbitales, siringe y sacos aéreos.
La cavidad nasal está delimitada por diferentes huesos y de forma diferente.
La mayoría de las aves tienen una abertura que comunica la cavidad nasal y la oral (coanas).
No tienen paladar blando y tiene mecanismos diferentes de deglución y respiración.
El seno infraorbitario es la cavidad craneal y ventral al ojo, que está vacío y tiene comunicando los sacos aéreos y la cavidad nasal. Participa en el olfato y es una cavidad relativamente accesible subcutáneamente a través de la piel y, en infecciones de vías respiratorias altas, es fácil obtener muestras o exudados por punción.
Es muy importante en animales vivos y necropsias.
La laringe es de morfología muy diferente a la de un mamífero, compuesta por cartílagos diferentes. No tiene cartílago epiglótico. No tiene cuerdas vocales. La fonación se produce por la siringe.
La tráquea tiene anillos totalmente cerrados y se disponen en forma de tejas formando un tubo completo.
En la porción final de la tráquea antes de la bifurcación, está la siringe, que es muy parecido a las cuerdas vocales de los mamíferos. Consta de una fusión de cartílagos à tímpano. Este tímpano se continúa con la membrana timpaniforme exterior e interior, que no tiene cartílago y, cuando pasa forzadamente produce una vibración. Las aves que pueden hablar, el sonido proviene de la cavidad celómica.
En algunas especies (anátidas), tiene una morfología diferente, pero el mecanismo es igual. Tienen una especie de caracol cartilaginoso muy grande con mismo mecanismo de producción del sonido.
Los pulmones de las aves son diferentes porque no tienen lobulaciones. Son únicos y son más pequeños que en los mamíferos con el mismo tamaño. En los mamíferos, el aire acaba en el alveolo. En las aves, el aire penetra en pulmones, intercambia gases y acaba en los sacos ciegos (sacos aéreos), que almacena aire y hacen entrar y salir el aire. Tienen separada la función de intercambio y entrada de aire. En las aves, es más frecuente que se produzcan aerosaculitis que neumonías porque es más fácil que proliferen.
En el pulmón el aire pasa muy rápidamente y es más fácil en el saco aéreo porque se queda más.
No tienen lóbulos pulmonares.
Hay bronquios primarios, secundarios y terciarios o parabronquios. Los bronquios primeros tienen una porción extrapulmonar y otra intrapulmonar. Recorren cráneo-caudalmente todo el pulmón y acaban en el saco aéreo. Salen 4 bronquios secundarios que recorren el parénquima pulmonar. De los secundarios salen los parabronquios o bronquios terciarios, que son diferentes de mamíferos porque no acaban en el alveolo. Los parabronquios hacen un intercambio gaseoso. Está delimitado por tejido conjuntivo. A la luz, hay unas células (que se llaman atrium) que están separadas entre ellas por septos. En la porción más apical tienen el músculo del alveolo del mamífero. Abren o cierran la pared del atrium.
De la luz del bronquio se puede llegar al parénquima del parabronquio que tiene muchos capilares sanguíneos. Es el equivalente al alveolo de mamífero porque hace intercambio gaseoso, va a los sacos aéreos donde se almacena.
Los sacos aéreos compensan el tamaño pequeño del pulmón. Más de la mitad del aparato respiratorio no es pulmón. Hay impares (los más craneales: cervical , clavicular  y pares (torácicos craneales , torácicos caudales y abdominales . Participan en la mecánica respiratoria. También neumatizan al animal y disminuyen la densidad del animal para poder volar. El animal es parecido a un globo y se infiltra en las estructuras óseas y las neumatiza. El saco aéreo cervical llega hasta el occipital: engloba las vértebras cervicales.
Los sacos aéreos abdominales penetran entre los arcos de las vértebras y emiten divertículos hacia el fémur. Sólo neumatizan huesos largos.
La mecánica respiratoria, como no hay diafragma, tiene sólo una cavidad celómica. Los sacos son muy importantes en la inspiración y espiración.
En la inspiración hay una dilatación de la cavidad celómica por el ensanchamiento de las costillas y de la cavidad abdominal y dentro de los sacos aéreos.
Los sacos aéreos craneales son los impares: clavicular y cervical. El resto son sacos aéreos caudales.
Se forma el vacío en los sacos aéreos y hay una entrada forzada de aire. Los bronquios primarios recorren todo el pulmón y van a los sacos abdominales. Gran parte del aire inspirado va directamente por el bronquio primario al saco aéreo caudal.
Los sacos aéreos caudales tienen más presión negativa.
Los caudales están conectados al bronquio primario. El saco aéreo craneal retira el aire que queda en los conductos aéreos y parénquima pulmonar en el ciclo respiratorio anterior.
En inspiración, todo el aire va a los sacos aéreos caudales y el aire del pulmón del ciclo anterior es recogido por el saco aéreo craneal.
En la espiración hay un cierre de las costillas y prensa abdominal y se expulsa el aire de los sacos aéreos. Los sacos aéreos craneales expulsan el aire recogido del parénquima pulmonar. Del saco aéreo caudal parte va al exterior sin utilizar y parte va al parénquima pulmonar para hacer intercambios.


 .http://slideplayer.com.br/slide/294132/http://www.wikiaves.com.br/a_vocalizacao_das_aveshttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-09352007000600022&script=sci_arttext

Vale dos Pios

http://www.pios.pt/

25 de novembro de 2014

the human-avian bond - Anthrozoology



MACOMB, IL – Her fascination with a pet parrot and her academic study of anthropology have inspired Western Illinois University Associate Professor Patricia Anderson to study the human-avian bond.

As a result, she has recently published a groundbreaking study of her research in the multidisciplinary academic journal, "Anthrozoös," which is published by the International Society for Anthrozoology (ISAZ) and Bloomsbury Publishing of London. Anthrozoology is the interdisciplinary study of human-animal interactions, which began about 30 years ago at the University of Cambridge in the United Kingdom.

In addition to having her work published in "Anthrozoös," Anderson is a co-editor of the journal. She is also one of the few anthropologists in the world who studies the human-avian bond.

"There are many anthrozoological studies of pet keeping, but most of these focus on dogs and cats," Anderson said. "Although birds are among the most popular companion animals kept in the United States, little research has been devoted to them."

Anderson added that according to the 2013-2014 survey by the American Pet Products Association, 6.9 million households own an estimated 20.6 million birds.

Anderson's interest in the human-avian studies began shortly after she joined the faculty of WIU. She said she "chattered so relentlessly" about her new pet parrot that a colleague encouraged her to "do something scholarly with it."

Through her research, Anderson has carried out two electronic surveys of bird owners, resulting in the collection of hundreds of responses, which she said left her "stunned."

more in WIU Anthropology

24 de novembro de 2014

Bordado português vai decorar catedral em Inglaterra



A Catedral de Manchester, em Inglaterra, vai ter, em exposição permanente, uma peça têxtil produzida por artesãs de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Amarante e cuja criação está a ser coordenada pela arquitecta portuguesa Cristina Rodrigues. 

O trabalho está, actualmente, a ser executado, em colaboração com o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, depois de ter sido aprovado pelo secretariado do primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Vou utilizar o bordado de Castelo Branco nesta peça que ficará em exposição permanente na Catedral de Manchester", explica Cristina Rodrigues em declarações à Lusa, acrescentando que vai está a ser usada, na produção da peça, uma nova técnica aplicada pelas artesãs portuguesas.

A peça têxtil vai ser confecionada com diversos materiais, entre os quais a seda, o linho e o algodão, e, depois de terminada, terá um tamanho total de sete por 10 metros.

Nascida no Porto há 34 anos, Cristina Rodrigues radicou-se em Manchester, Inglaterra, onde tem desenvolvido a sua atividade profissional como arquitecta, artista, fotógrafa, investigadora e palestrante. Hoje em dia, a artista divide a vida entre Manchester e Idanha-a-Nova, terra que adotou como sua.

Atualmente, Cristina Rodrigues está a preparar duas grandes exposições que vão acontecer em 2015: uma em Portugal, no Mosteiro de Alcobaça (com inauguração a 18 de abril), sob a chancela oficial da Presidência da República, e outra, no Reino Unido (que inaugura a 21 de Maio), no Palacete de Tatton Park, em Cheshire.

23 de novembro de 2014

El arte de vivir el flamenco de Rocío Molina



| Rocío Molina Oficial |

The Golden Canary



















Gold has always been viewed as a safe haven for investors when world markets are in turmoil. When the bear comes out of the cave, sell your stocks and guy gold, then sit tight until the bulls are back. That cute little system has worked for people since our nation left the gold standard back in the sixties, but it has turned gold into the proverbial canary in the coal mine. When the canary stops singing, due to unbreathable or flammable gasses building up, the miners better get out. That little system worked pretty well also… that is until the canary died in 2008 and somebody nailed him to his post and set up a recording of a canary singing in the background and told the miners to go back to work.

And they did.

So today, gold prices are allegedly manipulated. Not all the time, mind you, not so much that we notice something wrong with our canary, but just enough to contain price, just enough to keep the miners working, just enough to keep investors from panicking, selling their stocks, and jumping into gold for safety.

Currently precious metals prices are lower than the cost to mine them. Sure, miners can go to their hi-grade veins and keep running, but that is not a sustainable business model, only to be used for emergency situations. The central mass media companies, all owned by the same cabal of investors, are providing the canary songs. They have collectively acted to keep most gold stories out of the news. Several notable analysts have changed their songs, joining the dead canary, consistently insisting that gold is not manipulated, that it trades according to supply and demand rules. But these analysts are also resorting to the argument tactics of propagandists: making flat out denials of a problem with no credible evidence other than "the canary is still singing," outright ridicule of others who disagree instead of honest debate and dialog.

Are we in an emergency situation?
Apparently so! And apparently, the leaders of several nations are becoming aware of the fact. Several years ago, Hugo Chavez, leader of Venezuela asked the Bank of London to send over their gold that was stored there. As they sent it several weeks later, the price rose dramatically while Chavez paraded on national TV with bars of gold in hand. Many analysts said that the volume of the canary was turned up at that time. A couple of year later, in 2013, the price of gold was rising once again. Germany asked the US to send back its gold stored in US vaults. On a Wednesday of that week, the US president met with the heads of all the largest banks at the White House. After their chit-chat about the Super Bowl, craft beers and Kardashians, they probably had other important business. Two days later gold, as valued in dollars, began to fall radically, not stopping until it dipped below its mining costs. How coincidental. I wonder what Mulder and Scully would conclude? The Germans were denied their request, citing administrative and transportation problems, and told the gold would be sent over gradually over seven years. Wouldn’t you have loved to be a fly on the wall in those negotiations?

Over the past several years, we are discovering now, the Chinese government has imported massive quantities of gold—in fact, they have been purchasing more gold than the world’s gold mines combined produce each year. The rest is purchased from the recycled gold supply—you know, all those little shops that will buy your broken jewelry and any other gold items that you need to exchange for dollars. But while China has been importing over 2000 tons per year, the World Gold Council has been singing a Chinese song of 500 tons per year. China don’t care. They like buying undervalued gold. I wonder what they plan to do with it all as they implement their plan to become a world reserve currency?
Well, the canary has kept singing soothing songs, and the gold markets have been relatively calm, until recently. Some good folks in Switzerland managed to collect enough signatures to force a special election. The question on the ballot is whether or not to back the Swiss currency with gold again, like they used to. The vote is set for November 30, 2014. The leader of the gold initiative has been banned from Swiss media ahead of this vote. Hmmm… I wonder why.

GOFO rates, a key indicator of the availability of gold for sale, have dipped into the red zone on their dial.

So as we are awaiting the decision of the Swiss people, we hear that Russia has been purchasing large quantities of gold. Then we hear that the Dutch asked to have their national gold sent back home from the US just after the Germans asked in 2013. And the US returned it! Very quietly with no fanfare! Wouldn’t you have loved to be a fly on the wall in those negotiations?

My friends, the gasses are building up in the mine. While some regarded the late Hugo Chavez as a radical dictator with a hair brained idea of leaving the mine in 2011, now some very astute miners, Chinese, German, Swiss, Russian, and Dutch have picked up their lunch pails and headed for the exits as the dead canary sits there and its recorded song plays in the background.


Finally, with very little news coverage, the leaders of the G20 nations all agreed to some shifts in international banking rules that moved depositors from the number 1 spot on their priority list in case of a bank failure, down to about number 9 or 10. Now, if a bank fails where your money is stored, your money on deposit will be seized and used to keep the bank solvent. And as we learned in 2008, when the wrong bank fails, it takes everyone else down with them, each of them chained together in a circle of debt payments which their tenuous profit margins cannot absorb.

Mining disasters happen slowly … then all at once. A few pesky miners warn management about dangerous situations and management does nothing. The miners keep working because that is what they do for a living. They keep complaining. Some resign and go elsewhere, but most stay thinking they have no other choice. Then an incident happens in a deep corner of the mine. The management calms everyone down, gets a new canary, and sends them back to work after taking some minimal actions. Then the disaster comes.

Friends, recognize the high risks of staying in the mine? Let’s head for the exit. What do you have to lose by leaving? You have much to lose if you stay too long.

If you have a nest egg, why not protect it with gold? The cost is currently just above what the miners pay to get it out of the ground, artificially held low by those who nailed the canary on the post. Take a portion of that savings and buy some gold coins from teh local coin shop. Is this unreasonable? Do I sound like a charlatan trying to seal your money?

There is no risk in trading for gold at this price! Any further dips below mining cost will be brief.

Perhaps you are not quite convinced gold will be safe. Is your home paid for, or does a bank have a lein on it? You know, they can call your mortgage note due even if you have been making regular payments. Read that fine print. So why not pay off your home, freeing yourself of interest payments to these bankers who broke our money system and securing a place to live?
more in investing.com

20 de novembro de 2014

Spanish timbrado canary bird from Spain

Corridinho da alegria

Spanish timbrado canary bird from Greece

XIX CONCURSO ORNITOLOGICO “CIUDAD DE ZAFRA” A.O.C.D. “EL CASTELLAR”



Rumberos


Rumberos

Sounds from web




19 de novembro de 2014

Idanha-a-Nova candidata-se a Cidade da Música da UNESCO


Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vai candidatar-se a Cidade da Música no âmbito da rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foi hoje anunciado.
«A acontecer, esta classificação patrimonial por parte da UNESCO irá ao encontro da estratégia de desenvolvimento do concelho», refere o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova em comunicado enviado à agência Lusa.
Armindo Jacinto explica que a partir dos usos, costumes e tradições, «onde a música tem um lugar central, Idanha-a-Nova tem conseguido inovar e empreender para construir o futuro da região, sempre com o envolvimento das populações».
Diário Digital / Lusa

18 de novembro de 2014

Enrico Caruso - Mattinata

Spanish timbrado canary bird

Johann Sebastian Bach





Nigel Kennedy

A não perder....


Sounds from web

A não perder...

Apareça estes dias na  Figueira da Foz

A não perder - Visite a Expoeste


Expoeste - Divisão de Feiras e Congressos


A não perder....


12 de novembro de 2014

Some sense - اجمل واعذب صوت كناري مدرب اليف



congratulations i like !

Singer canary bird -عاشق الكناري

Spanish timbrado fancier

Sounds from web

Viola Toeira



A viola toeira é um instrumento musical inicialmente predominante na região da Beira, onde acompanhou as danças e cantigas no contexto rural da população dessa região. Na cidade de Coimbra foi durante um largo período de tempo o instrumento predilecto dos estudantes da Academia. Foi usado em serenatas até ao aparecimento da guitarra que aconteceria por volta do ano de 1850 (pág 122, Música Popular Portuguesa, Armando Leça).
Característica do centro litoral e região de Coimbra esta viola diferencia-se da viola braguesa especialmente no seu encordoamento.
Arma com doze cordas alinhadas em cinco ordenamentos: as três primeiras cordas duplas e as outras triplas. Ao contrário da viola braguesa que possui dez cordas.
A viola toeira é, sem qualquer dúvida, um dos instrumentos musicais que melhor caracteriza a ''sonoridade coimbrã'' entre os séculos XVIII e meados do século XIX.
O seu papel é de tal relevância que tanto entre a comunidade académica coimbrã como nas áreas rurais periféricas da cidade marca presença.
Apesar da sua relevância é comum encontrarmos outras designações quando o assunto é este instrumento. Em variada documentação sobre cordofones expressivos na região centro litoral, que inclui quadras populares, mencionam “viola” e “viola de arame” (de salientar que a viola de arame, típica no arquipélago dos Açores, é com a guitarra de Coimbra dos primeiros instrumentos a entrar no ensino), também com mais recorrência encontramos o nome “banza” associado a este instrumento.
Armando Leça (1893-1977) adoptou a denominação, comum entre os violeiros de Coimbra e usada de igual modo por um escritor/cronista conimbricense de nome Octaviano de Sá no início do século XX, de ''viola toeira'' no livro “Música Popular Portuguesa”. Também no livro ''Instrumentos Populares Portugueses” do ano 1966 da autoria de Ernesto Veiga de Oliveira voltamos a encontrá-la sob esta designação.
A identificação pelo nome atribuído a este instrumento deixa de estar confinada ao circuito de executantes/à sua comunidade de prática: violeiros, cantadeiras e versejadores e passa a ser usada por um maior leque de indivíduos fora desse núcleo: nomeadamente folcloristas, cronistas e também jornalistas, historiadores e poetas/ensaístas.
Além das serenatas futricas e encontros de boémios, nas romarias e festas religiosas era comum encontrá-la, como os casos: da Festa do Espírito Santo em Santo António dos Olivais, Santo Amaro, (Lages), Senhor da Serra (Semide, Miranda do Corvo), São João da Figueira da Foz, Nossa Senhora da Encarnação (Buarcos), Santa Comba (Quinta dos Melros), arraiais de São João, São Martinho do Bispo e Fala (margem esquerda do Mondego), Rainha Santa Isabel, e até à beira-rio (Mondego) em encontros de fim de tarde.
A viola toeira marcou presença tanto no domínio plebeu como nos salões e teatros. Quer os mais clássicos repertórios como as melodias mais populares nela se tocaram.
Quanto ao alcance público da sua feitura/produção destacam-se versões patentes no Museu Nacional Machado de Castro (oficina dos Brunos) e no Museu da Música (Lisboa, Estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, ver exemplares de José Bruno e António Augusto dos Santos).
A publicação do método de Manuel da Paixão Ribeiro no ano de 1789, onde o cordofone é associado a um repertório de salão que remete para a fidalgia e burguesia (modinhas e minuetos), e o seu fabrico na oficina dos irmãos Brunos, no Paço do Conde, nas décadas de 1850 e 1860 dão-lhe ecos de uma preocupação e exigência no que concerne ao seu contexto, estudo e fabrico.
Também no apogeu do seu destaque no seio da recepção musical (entre os executantes) por volta de 1960, salientam-se entre essa exigência e foco na credibilidade de execução/produção continuadores como os construtores/executantes António Augusto dos Santos e Raul Simões. Este último, que acompanhava a cantadeira Estela Abrantes revelando notável mestria na execução dos rasgados, alternados com “pancadas” de tampo. Raul Simões é referenciado, por quem conviveu com ele na sua oficina no bairro de Santana, não só pelo seu papel na construção de violas como na mestria com que percutia e ''rasgava'' o instrumento.
Actualmente, há músicos que retomam o som e musicalidade deste instrumento. Na recolha de entrevista para Arquivo feita ao músico Amadeu Magalhães ele expressa algumas das características individuais das várias violas que toca, reflectindo que há uma proximidade entre a toeira e braguesa no modo de as executar.in muralsonoro.com

Viola da Terra e Viola Toeira -Violas do Atlântico IV

Singer canary bird

10 de novembro de 2014

Malinois Waterslager canary - Waterslager Türkiye

Experimenta a viver a 38ª Exposição do clube ornitologia Almadense


Sounds from web

A não perder ....


A não perder...

Vila do conde turismo


A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu alterações, era já Vila do Conde. A primeira referência a Vila do Conde é do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias onde é referida como Villa de Comite.
D. Sancho I apaixonou-se por D. Maria Pais levando a que a vila passe a estar na posse desta. A sua tetraneta, D. Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, filho ilegítimo de D. Dinis, fundam o Real Mosteiro de Santa Clara, em 1318.
D. Manuel I concedeu-lhe foral em 1516 e a população da vila participa activamente nos descobrimentos portugueses, entre eles Paulo e Francisco Faria na viagem de Vasco da Gama à Índia. A Praça Nova, hoje Praça Vasco da Gama, foi aberta em 1538, no reinado de D. João III, onde foram edificados novo edifício para os Paços do Concelho. No século XIX, as Invasões Francesas causaram grandes danos à população. Em 1987 é elevada à categoria de cidade.



Fado

A não perder.....

Turismo de Coimbra


Cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra fundada em 1290,
Banhada pelo rio Mondego, Coimbra é sede de um município com 319,4 km² de área e 143 396 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município da Mealhada, a leste por PenacovaVila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede.
É considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas para além da sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país. Coimbra é também referência nas áreas do Ensino e da Saúde.
O feriado municipal ocorre a 4 de Julho, em memória da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade.
Foi Capital Nacional da Cultura em 2003 e é uma das cidades mais antigas do país, tendo sido a primeira Capital do Reino, e apresenta como principal ex-libris a sua Universidade, a mais antiga de Portugal e dos países de língua portuguesa, e uma das mais antigas da Europa.
No dia 22 de Junho de 2013, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, foram declaradas Património Mundial pela UNESCO

A NÃO PERDER....3º CAMP. INTERNACIONAL MARGENS DO AVE


CST -  CLUBE ORNITOLÓGICO DE SANTO TIRSO
CVL -  CLUBE ORNITOLÓGICO VILA DE LORDELO
CBJ -  CLUBE PORTUGUÊS BENGALIM DO JAPÃO

A não perder ...

LixaCidade da Lixa é uma cidade portuguesa do concelho de Felgueiras, distrito do Porto,com cerca de 9 000 habitantes (census de 2011). 
Desta fazem parte três freguesias, União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e União das Freguesias de Vila Verde e Santão. A área desta cidade é de 12,58 km². A cidade da Lixa fica localizada entre as cidades de Amarante e Felgueiras. Foi elevada a cidade em 19951 . É a chamada "Terra Verde". O natural desta cidade chama-se Lixense.
Contém um relevo montanhoso, destacando-se o monte do Ladário.
As atividades económicas existentes são o comércio - malhas, bordados, móveis e calçado, também se destaca as feiras);agricultura (milho, centeio, feijão, batata, cebola, fruta variada, linho, mel e o vinho verde (destacando-se o "Quinta da Lixa" que já ganhou vários prémios a nível nacional e internacional); artesanato -peças de renda e bordados de linho e algodão;pecuária -gado bovino e caprino usado na lavoura, vacarias, pocilgas e aviários; indústria (empresas de calçado (emprega 30% da População Ativa).

A não perder....

Rio Meão é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 6,47 km² de área e 4 931 habitantes (2011). Densidade: 762,1 hab/km².
A primeira referência a Rio Meão remonta ao século VIII com a designação de "Riuus Medianus", Contudo, em 1220 já se encontrava organizada como Freguesia.
D. Sancho I doou esta freguesia à Ordem do Hospital, mais tarde conhecida por Ordem da Cruz de Malta. Esta Ordem de carácter religioso-militar teve uma enorme importância nas lutas da Reconquista, na reorganização e no povoamento do território Português.
S. Tiago é o padroeiro da freguesia e aparece como S. Tiago de Rio Meão nos antigos livros de registos paroquiais.
A Freguesia possui uma casa brasonada e três grandes casas antigas de tradições: a Casa do Mourão, a Casa da Peredinha e a Casa dos Brandões de Tabuaça de Anta.

Precisa de Ajuda !


7 de novembro de 2014

Rádio Amália – LA HORA DEL FLAMENCO - El arte de vivir el flamenco - Lisboa -Setúbal





Novo programa ao fim de semana na Rádio Amália 


El arte de vivir el Flamenco de Tomas de Madrid

Een lezing over selectie van de Spanish Timbrado's en een uitleg over de training voor de wedstrijden.

Spanish Timbrado Society Belgium - Owner Patrick Vandebeek

Canário timbrado espanhol

Mozart

Celebra en Extremadura el Día Europeo del Enoturismo



Un amplio programa de actividades conmemorará el día 9 esta jornada dedicada al mundo del vino.
La Ruta del Vino Ribera del Guadiana organiza con motivo del Día Europeo del Enoturismo una jornada repleta de actividades con un denominador común la ruta enoturística extremeña.
Visitas guiadas a bodegas, senderismo entre viñedos, catas de aceites y vinos, y una ruta en bus entre viñedos, bajo el epígrafe “Sobre ruedas entre viñedos”, que recorrerá el camino de la Vía de la Plata; conforman el programa con el que Almendralejo y la afamada Ruta del Vino Ribera del Guadiana celebrarán una jornada europea dedicada al sector vitivinícola.
Una actividad que tendrá lugar el próximo domingo, a partir de las 9:30 horas, y cuya salida está fijada en la Oficina de Turismo de Almendralejo.

5 de novembro de 2014

Roza Eskenazi: canary of the Aegean


She danced, she sang, she hid resistance fighters – and her music ended up in Pulp Fiction. Laura Barton celebrates the rediscovery of Roza Eskenazi, the Greek firebrand who united an underclass.

It’s a short song, but rich and intriguing. “My sweet canary,” it begins. “You took my mind./ In the morning you wake me/ When you sing so sweetly.” Although it’s sung in Greek, you get the drift even without a translation: there’s something hard and yearning in the voice of its singer, Roza Eskenazi, a mingling of desire, infatuation and pain.

Eskenazi was the queen of rembetika, the Greek blues, a genre that sprang up in the Aegean’s port towns in the 1920s. She was a prodigious and prolific talent, revered for her soul and her charisma, as well as for giving a voice to the underclass: the displaced, the poor and the desperate. Yet until now, her music and the extraordinary details of her life have remained relatively unknown.

This month, however, Eskenazi will be celebrated – in a new album that pays tribute to her music, and in a documentary film, My Sweet Canary, that tells the story of a life and a career that encompassed two world wars, an elopement, a long-lost son, the population exchange between Greece and Turkey, German occupation, wartime resistance, imprisonment, and of course extraordinary music.
“The thing that struck me was the lack of any information about her,” says Martha D Lewis, the British-born Cypriot composer who this week releases Homage to Roza, a collection of reworked versions of Eskenazi songs. “It’s like the work of Billie Holiday going by undocumented.”
Eskenazi was born Sarah Skinazi in Constantinople, probably in the 1890s, and her childhood was somewhat itinerant, as her parents worked as rag-traders, mill-workers and maids. Although her family would not sanction a career as a performer, she was rebellious enough to become first a dancer then a singer, and elope in her teens with a much older man, then shave 10 years off her age and rename herself Roza Eskenazi. In the late 1920s, she was singing in a club when famed rembetika composer and record label boss Panagiotis Toundashappened to hear her. He convinced her, in the autumn of 1929, to make her first recordings. Their success was immediate, not only ensuring Eskenazi’s own fame but propelling rembetika into the mainstream.
more in : the Guardian

4 de novembro de 2014

Study reveals startling decline in European birds


Bird populations across Europe have experienced sharp declines over the past 30 years, with the majority of losses from the most common species. 
The new study, by The University of Exeter, the RSPB and the Pan-European Common Bird Monitoring Scheme (PECBMS), also revealed that numbers of some less common birds have risen. 
The study, published today in the journal Ecology Letters, reveals a decrease of 421 million individual birds over 30 years. Around 90 per cent of these losses were from the 36 most common and widespread species, including house sparrows, skylarks, grey partridges and starlings, highlighting the need for greater efforts to halt the continent-wide declines of our most familiar countryside birds.
Richard Inger, from the Environment and Sustainability Institute at the University of Exeter’s Penryn campus in Cornwall, said: 'It is very worrying that the most common species of bird are declining rapidly because it is this group of birds that people benefit from the most.
'It is becoming increasingly clear that interaction with the natural world and wildlife is central to human wellbeing and significant loss of common birds could be quite detrimental to human society.'
'Birds provide multiple benefits to society. They help control agricultural pests, disperse seeds... for many people birds are the primary way in which they interact with wildlife'
Birds provide multiple benefits to society. They help to control agricultural pests, are important dispersers of seeds, and scavenging species play a key role in the removal of carcasses from the environment. 
In addition, for many people birds are the primary way in which they interact with wildlife, through listening to birdsong, enjoying the sight of birds in their local environment, feeding garden birds and through the hobby of birdwatching.
The majority of the declines can be attributed to considerable losses from relatively few common birds, but not all common species are declining. Numbers of great tits, robins, blue tits and blackbirds were all shown to be increasing. 
Populations of rarer species, including marsh harriers, ravens, buzzards and stone-curlews have also shown increases in recent years: this is likely to be the result of direct conservation action and legal protection in Europe.
Head of Species Monitoring and Research at the RSPB’s Centre for Conservation Science, Richard Gregory, said: 'The rarer birds in this study, whose populations are increasing, have benefited from protection across Europe. For example, white storks and marsh harriers receive among the highest level of protection in the EU - this is why their numbers have increased. 
'The conservation and legal protection of all birds and their habitats in tandem are essential to reverse declines. 
'This is a warning from birds throughout Europe. It is clear that the way we are managing the environment is unsustainable for many of our most familiar species.'
Petr Vorisek from the PECBMS said: 'The study brings a very important message to conservation practice in Europe. This would not have been possible without thousands of skilled volunteer fieldworkers who count birds according to high scientific standards and contribute their data to the national monitoring schemes.'
Conservation efforts tend to be focused on rarer species but the research suggests that conservationists should also address issues affecting common birds, for example those traditionally associated with farmland. The decline in bird populations can be linked to modern farming methods, deterioration of the quality of the environment and habitat fragmentation, although the relative importance of these pressures remains unclear. 
The study brought together data on 144 species of European bird from many thousands of individual surveys in 25 different countries, highlighting the value of the different national monitoring schemes increasingly working together. 
The researchers suggest that greater conservation funding and effort should be directed to wider scale environmental improvement programmes. These could include urban green space projects, and effective agri-environment schemes, which, informed by lessons learned from past schemes, should aim to deliver real outcomes for declining bird species, whether they are rare or common.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay